Integrantes do programa Anjos Azuis da Guarda Municipal passam por capacitação em Direitos Humanos

Guarda Municipal
05/04/2018 20h57

O conceito de Direitos Humanos é fundamental para uma sociedade. Lidar com pessoas diferentes, e em situação vulnerável, é um desafio; principalmente para os agentes de segurança pública. Foi com esse olhar que as secretarias municipais da Defesa Social e Cidadania (Semdec), da Educação (Semed) e da Assistência Social organizaram o Curso de Sensibilização do Programa Anjos Azuis. A capacitação faz parte do projeto Aracaju Segura, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, e visa combater a violência e propagar a cultura de paz na capital.

Entre os dias 3 e 5 de abril, os guardas municipais que integram o programa Anjos Azuis, que atua de forma lúdica com crianças e adolescentes da rede pública de ensino, e guardiões envolvidos no projeto Patrulha Maria da Penha refletiram sobre o conceito e a importância dos Direitos Humanos ao lidar com públicos diversos e em situação de vulnerabilidade. "O Anjos Azuis é um programa de bastante sucesso e muito querido pelas nossas escolas. No ano passado, percebemos que precisava de alguns ajustes e adaptações. Um certo nível de reconstrução para que as peças teatrais e seu conteúdo fossem intimamente relacionados aos Direitos Humanos, que são necessários na educação para formação de valores. E é esse o trabalho dos Anjos Azuis: formar valores", explica a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade, Maíra Nascimento.

Para o advogado Thiago Oliveira, pós-graduado em Estudos na Resolução de Conflitos, a atividade é fundamental para propagar a paz nas escolas. "Buscamos desconstruir padrões firmados e reconstruir novos significados para as crianças. Como os guardas lidam com crianças e adolescentes nas escolas, pretendemos auxiliá-los para que eles possam ajudar a educação municipal a combater à evasão escolar e o bullying. Nosso objetivo é construir uma cultura de paz, dar destino às nossas crianças, para que elas tenham um convívio sadio, respeitem seus professores, seus colegas e construam o saber. É essa perspectiva dos Direitos Humanos que estamos passando. Para que os Anjos da Guarda (Anjos Azuis), quando forem às escolas, fortaleçam esses conceitos e plantem essa semente", descreveu Thiago, facilitador no primeiro dia da capacitação.

O curso foi encerrado com uma oficina prática de teatro, ministrada pelo coordenador de Educação e Arte da Semed, Rivaldino Santos. Na atividade, os guardas exercitaram a observação, a cooperação e a empatia. "Hoje trabalhamos com o teatro do oprimido, um método teatral que nos faz rever nossa situação e desenvolver um processo de acolhimento. O teatro tem uma responsabilidade social. É preciso que a população seja sensibilizada, porque está bastante embrutecida pela vida moderna. É preciso que elas percebam o grau e o mundo violento que estamos vivendo. Portanto, precisamos reverter esse processo violento que a sociedade se transformou. É preciso ser mais humano", relatou Rivanildo.

O programa Anjos Azuis foi iniciado no ano de 2013 e realiza atividades diversas como apresentação de palestras, exposição institucional, oficinas e teatro de fantoches. De acordo com a coordenadora do programa, supervisora Sabrina Smith, além de todos os benefícios já citados, essa aproximação com a comunidade ajuda a desmistificar a imagem dos agentes de segurança pública para as crianças, principais beneficiadas pelo projeto. "Ganhamos muita experiência e aprimoramento de nossas ações com o passar dos anos. Estamos agora ainda mais capacitados para seguir as diretrizes preconizadas pelos direitos humanos. Esta foi uma oportunidade ímpar e os principais beneficiados serão as crianças e adolescentes das escolas públicas que serão alcançadas pelo projeto a partir de agora", afirma.