Seplog e Controladoria participam de capacitação do Planejamento Estratégico

Planejamento e Orçamento
11/04/2018 14h42

Servidores das duas secretarias participaram na manhã desta quarta-feira, 11, do treinamento cujo foco foi discutir os elementos que compõem o Planejamento Estratégico, quais são os projetos ou atividades que cada secretaria coordena, no seu âmbito de atuação, além de avaliar o que Prefeitura vem executando no sentido de tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa. O encontro aconteceu na sala de treinamento do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e foi dirigido pelo consultor da Coordenadoria Geral do Planejamento Estratégico, Júlio Filgueira.

"Desde o ano passado, os gestores municipais têm trabalhado na formulação do Planejamento. Foi definido o Mapa Estratégico, o Portfólio de Projeto, o plano como um todo e, agora, nós estamos numa fase que além dessas referências que acompanham o Planejamento Estratégico, cada secretaria está estruturando seu plano setorial", explicou Júlio.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio, "o treinamento é uma metodologia definida pelo escritório de gerenciamento do Planejamento Estratégico, e é uma ação louvável, pois promove a interação  entre os órgãos do Executivo municipal. Isso demonstra a forma e o profissionalismo como vem sendo conduzido o projeto na Prefeitura de Aracaju", pontuou.

A secretária-adjunta da Controladoria-Geral do Município, Sheila Feitosa, destacou o treinamento como um grande passo que está sendo dado no processo de execução do Planejamento Estratégico. "Para a Controladoria, este dia está sendo importante, pois a gente finaliza mais uma etapa do Planejamento Estratégico. A questão da gestão transparente para os órgãos de controle e para os cidadãos é de grande relevância e, também, uma nova formatação que o governo municipal dá nesse cenário da administração pública, seja para o cidadão ou para os órgãos, tendo a CGM como a entidade que vai promover essas ações apoiando a gestão municipal".

Seplog
 
Augusto Fábio destacou que o treinamento serviu para alinhar as ações cotidianas da secretaria. São cerca de 160 ações identificadas e alinhadas ao Planejamento Estratégico. "O número de ações é em decorrência da dimensão da Seplog que é composta de 12 setores, além de uma autarquia (Aracaju Previdência) e da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). São ações com resultados de médio e longo prazos que deverão ser transformadas em projetos que vislumbram a boa execução do Planejamento Estratégico encabeçado pelo prefeito Edvaldo Nogueira".

Treinamento

Nesta edição do treinamento participaram os gestores da Seplog e Controladoria, juntamente com os técnicos das duas secretarias envolvidos no Planejamento Estratégico. A diretora-presidente do Aracaju Previdência, Avilete Ramalho, e o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, também participaram da capacitação.