Esgap orienta servidores da Emurb sobre os riscos do uso de drogas

Planejamento e Orçamento
12/04/2018 14h30

A droga é um problema social grave que começa muitas vezes com as de fácil acesso, como o álcool e o cigarro, por exemplo. Todo o processo inicia numa primeira dose, que depois se transforma numa doença, numa dependência. O resultado é a desestruturação familiar, da vida social, no ambiente de trabalho, entre tantos outros prejuízos. No sentido de combater esse mal e, visando alertar os servidores dos riscos provocados, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12, na Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), a palestra "O álcool e outras drogas", uma ação do administração municipal, através da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap).

Num auditório com mais de 60 servidores, a psicóloga Fernanda Carvalho falou sobre o tema e ouviu depoimentos de alguns dos espectadores. Ela destacou que "o debate de temas como o uso de drogas lícitas e não lícitas é um tema atual e, por isso,  a realização de palestras nos mais diversos ambientes de convívio é de suma importância uma vez que estamos tratando de uma realidade no âmbito social", explicou.

Já a assistente social da Emurb, Martha Figueiredo, disse que a proposta é levar ao conhecimento dos servidores o que a droga provoca no ser humano e nos espaços onde ele convive, além de mostrar a eles de que forma essa problemática pode ser evitada. Também, apresentar àqueles que já são vítimas as formas de recuperação que a rede de saúde permite, quais os recursos necessários para tratamento.

"A nossa intenção é transformar os servidores em agentes multiplicadores de informações sobre os malefícios provocados pelas drogas. Nós temos na Emurb pessoas recuperadas, e é isso que nos motiva a obter novos êxitos para que outras conquistas sejam realçadas, e também transformadas em testemunho", enfatizou, Martha Figueiredo.

Humanização

A palestra realizada nesta quinta-feira faz parte do programa Ambiente Humanizado que, de acordo com a coordenadora Psicossocial da Escola de Governo, Ana Dalva Trindade, consiste em ações preventivas voltadas ao aperfeiçoamento das relações interpessoais. "O diferencial da Escola é o atendimento social, e é nele que se encaixa o programa. A gente está indo às secretarias para levantar suas demandas a fim de promover esse ambiente agradável e harmonioso, e é a partir disso que a gente trabalha com a política de prevenção", pontuou.