Servidores da Sema participam de mesa-redonda sobre aplicações do licenciamento ambiental

Meio Ambiente
13/04/2018 14h15

Objetivando abordar e esclarecer algumas questões no que se referem ao licenciamento ambiental em Aracaju, os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) participaram na manhã desta sexta-feira, 13, na sede do órgão, de uma mesa-redonda ministrada pelo gestor ambiental Romeu Boto. O palestrante atua há cerca de dez anos com gestão ambiental, principalmente com foco nas áreas de construção civil, empresas privadas e atualmente no setor público. 
 
De acordo com o gestor ambiental, desde o início do ano o diretor de Licenciamento Ambiental da Sema, Diego Pacheco, tem interesse em reunir os servidores para realizar essa mesa-redonda. A primeira mesa-redonda aconteceu em janeiro deste ano e também contou com o engajamento de todos os servidores do licenciamento ambiental.
 
“Esse tipo de ação é muito importante para o meio ambiente, pois aumenta o critério de preservação e melhora a qualidade do licenciamento ambiental. Com isso, a nossa proposta principal foi levantar os problemas mais relevantes a serem analisados, e realizar esse bate-papo, no intuito de esclarecer as dúvidas e dar algumas orientações, com objetivo de trocar experiências e conhecimentos das situações que passamos em relação ao licenciamento ambiental ao decorrer dos anos”, afirma.
 
Diego Pacheco destaca o alinhamento de conhecimento que a mesa-redonda proporciona para os participantes, como o aprimoramento das atividades executadas pela sua equipe. “Essa mesa-redonda foi uma troca de experiências. É uma capacitação contínua para os nossos técnicos e analistas, para que eles tenham mais segurança na hora de realizar as ações e análise de processos. A gente busca sempre esse conhecimento compartilhado com órgãos municipais, estaduais ou federais para que ocorra essa unificação em prol do meio ambiente”, explica. 
Dentre os assuntos abordados durante a mesa-redonda, destacaram-se projetos de arborização, tratamento de esgoto e de efluentes e licenciamento de residencial multifamiliar.