Servidores participam de roda de conversa sobre vida e envelhecimento humano

Planejamento e Orçamento
13/04/2018 13h27

"Quando a gente atinge uma certa idade e ainda está na ativa é interessante estar sempre buscando novos caminhos, novidades, para prosseguir no mercado de trabalho. Devemos procurar sempre melhorar no físico, no mental, porque a gente tem toda uma vida pela frente", foi o que disse a técnica em Educação, Fátima Lobo, uma das participantes da roda de conversa sobre o tema "Vida e envelhecimento Humano", realizada na Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), na manhã desta sexta-feira, 13.

De acordo com a assistente social e especialista em Gerontologia, Noêmia Lima Silva, que comandou o encontro, "o objetivo da conversa foi travar uma conversa aberta para a falar de si, cada um pensar em si e, nisso, se ver dentro desse processo". Durante a conversa, Noêmia, que também é mestre e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresentou alguns exemplos, expôs dados importantes sobre a questão da velhice no Brasil e no mundo. Além disso, discutiu porque se pensa muito sobre velhice na atualidade e há muitos pesquisadores trabalhando sobre o tema.

Noêmia destacou, também, a satisfação de poder conversar sobre o tema para os servidores. "É de uma alegria imensa a gente estar contribuindo com alguma informação sobre a vida e o envelhecimento humano, um tema complexo, e que as pessoas têm até medo". Medo este que a servidora da Secretaria  Municipal da Educação (Semed), Fátima Lobo, com 35 anos de serviços prestados na rede pública municipal, faz questão de enfatizar que não tem.

Para Fátima, com o passar do tempo a pessoa adquire uma larga experiência. "A gente precisa se aprimorar em novos conhecimentos, abrir a nossa mente. A terceira idade já  foi tratada como um processo de decadência do ser humano, mas a exemplo de outros países que utilizam da mão de obra dos mais experientes no mercado de trabalho, o Brasil tem se desenvolvido neste sentido", pontuou.

Servidor saudável

De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, o encontro de hoje faz parte dos programas Servidor Saudável e Ambiente Humanizado, desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), à qual a Escola de Governo é vinculada. "A Esgap, junto com a diretoria da Secretaria de Planejamento, cuida do servidor enquanto este está ativo, e o auxilia a planejar o período da sua aposentadoria", disse.

Ainda de acordo com Bosco, "a preocupação da administração municipal é ir além da capacitação, da melhoria das condições técnicas para o desempenho profissional, é ajudar no desenvolvimento de um envelhecimento saudável", explicou, destacando a importância da professora Noêmia para o encontro, haja vista sua expertise no assunto. "Ela foi uma das pioneiras na implantação da Universidade Aberta à Terceira Idade", destacou.