Saúde discute ações regionalizadas em reunião do CIR

Saúde
13/04/2018 15h16

Colegiado Interfederativo Regional (CIR) de Aracaju realizou mais uma reunião ordinária nesta sexta-feira, 13, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). O objetivo do encontro foi a deliberação de vários assuntos, como a apresentação do novo convênio com o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) para implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que atenderá os pacientes dos oito municípios que compõem a Regional de Saúde, e a pactuação de aprovação das emendas parlamentares cadastradas para este ano.

De acordo com o secretário adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, o fortalecimento dos espaços colegiados é muito bom para o funcionamento integrado do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe. "Aqui é o espaço de discussões das ações e serviços do SUS que beneficiam a capital e mais outros sete municípios que integram a Região de Saúde. A padronização e, como consequência, o fortalecimento nos tornam cada dia mais técnicos e resolutivos, ou seja, o amadurecimento do colegiado como local de pactuação das questões relacionadas à saúde da regional, tornam nossas ações mais efetivas e benéficas a todos", observou.

Segundo a diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Sayonara Carvalho, todas as pautas devem ser trazidas para o CIR para serem discutidas com a Regional. "Nós estamos no processo de construção de fortalecimento dos CIR's e também do Colegiado Interfederativo Estadual [CIE]. Isso é ótimo para a saúde de Sergipe porque trabalhamos em rede", completou.

Sergipe tem sete regionais de Saúde (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Itabaiana, Estância, Lagarto e Nossa Senhora da Glória), e cada uma tem o seu respectivo CIR, que trabalha em consonância com o CIE. O CIR de Aracaju é composto, além da capital, pelos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras.

Novo Convênio

A coordenadora do Programa Municipal de Cuidado da Pessoa com Deficiência, Sony Petris, apresentou o novo convênio com o Ciras, que será transformado em CER II e atenderá as pessoas com necessidades especiais dos oito municípios da Região de Saúde de Aracaju. "O Ciras é um espaço com ambiência confortável, arborizado e atenderá de 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Receberá 200 usuários por dia e contará com uma equipe técnica multiprofissional", informou.

Sony acrescentou que o Ciras tem o prazo de 60 dias para contratar os profissionais e formar a equipe para começar a funcionar. "A equipe será composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia, assistência social, nutrição, neurologia e/ou psiquiatria, fisiatria e/ou ortopedia. Mas existem os critérios de acesso para os atendimentos como encaminhamento médico. Os municípios são responsáveis pelo transporte dos usuários", esclareceu. O Ciras fica na avenida Principal nº 800 do bairro Santa Maria.

Emendas parlamentares 2018

Na reunião houve a pactuação de aprovação das emendas parlamentares deste ano para custeio da Atenção Básica e aquisição de equipamentos para os municípios de Aracaju, Itaporanga, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima. "Existe todo um fluxo para cadastrar as propostas para o custeio destas emendas, precisa do número da proposta, os objetivos, as metas", ressaltou Sayonara.

Participaram da reunião, a diretora de Atenção à Saúde, Ana Márcia Menezes; a coordenadora de Regulação, Ticiana Sirqueira; a secretária executiva do CIR de Aracaju, Cicy Bezerra; a secretária executiva do CIE, Áurea Torres; os secretários e representantes dos municípios e representantes do Ministério da Saúde.