Projeto Visão Sergipana será lançado nesta segunda-feira

Educação
15/04/2018 18h50

Na próxima segunda- feira, 16, será realizado o lançamento do Projeto Visão Sergipana, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Sociedade Sergipana de Oftalmologia (SSO). A solenidade  acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, localizada na rua A3, bairro Santa Maria.

Na oportunidade, 30 crianças de seis escolas municipais já receberão armações do Projeto. No total, cerca de sete mil alunos  matriculados em turmas de primeiro a terceiro ano do Ensino Fundamental de 44 escolas municipais, com faixa etária entre 6 e 12 anos de idade passarão por uma triagem, a partir daí, receberão tanto avaliação e consulta oftalmológica. Todas as crianças participantes do Projeto Social Visão Sergipana, quando tiverem indicação, terão seus óculos assegurados.

O objetivo do projeto é proporcionar a correção dos erros refrativos em idade de alfabetização, que é quando eles podem ser melhor detectados e têm tem impacto significativo na aprendizagem das crianças.

Parceiros

A partir do diagnóstico dos principais erros refrativos (ametropias) responsáveis pela baixa acuidade visual, a SSO e seus parceiros oferecerão correção óptica completa (lentes e armação) para os casos indicados. Os alunos que  necessitem de exames complementares estão contando com o apoio da SMS, que está agendando os mesmos junto ao Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar).

As triagens oftalmológicas ocorrem nas unidades de ensino com apoio do Lions Club e das Ligas de Oftalmologia das Universidades Federal de Sergipe e Tiradentes e equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) do município vinculadas ao Programa Saúde na Escola. As armações são oferecidas pela Ótica Óptima e todas as crianças participantes do Projeto Social Visão Sergipana, quando tiverem indicação, terão seus óculos assegurados.

O cronograma de triagens é organizado conforme disponibilidade de cada unidade de ensino e das Ligas. Os ligantes, as UBS, e o Lions Club procederão à triagem nas turmas de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental, com alunos da faixa etária entre 6 e 12 anos de idade, através do Teste de Snellen.