Saúde acolhe profissionais da segunda convocação do PSS

Saúde
18/04/2018 16h47

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está fazendo o acolhimento pedagógico dos profissionais convocados na segunda chamada do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Nesta quarta-feira, 18, a recepção foi para os profissionais que vão atuar na Rede de Urgência e Emergência (Reue) e nesta quinta, 19, acontecerá o acolhimento para os trabalhadores da Rede de Atenção Primária (Reap). Os encontros ocorrem no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), na rua Sergipe, no bairro Siqueira Campos.

 

Na próxima semana, de 23 a 25, será a vez dos convocados da primeira turma da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) e desde a última terça-feira, 17, já está publicado no Diário Oficial a lista da terceira convocação para os profissionais que vão trabalhar na Rede de Atenção Especializada (Reae), e dos que irão completar as vagas remanescentes das demais redes. No final do mês de março houve o acolhimento para os trabalhadores chamados na primeira convocação.

 

Para a gerente do eixo de Educação Permanente do Ceps, Jane Curbani, a importância deste acolhimento é de ter um alinhamento conceitual sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) que existe em Aracaju e o SUS que a SMS quer construir. “A chegada destes profissionais acaba sendo o novo ar para que consigamos de fato trabalhar essa rede de forma integrada. Então, quando nós reunimos os profissionais da Reue e explicamos que a urgência é um pedaço da rede do SUS, que o serviço realizado nos hospitais é tão importante quanto na atenção básica e na especializada, nós conseguimos manter o que é muito caro para o SUS, que é a integralidade do cuidado”, definiu.

 

De acordo com a técnica da equipe do eixo de Educação Permanente do Ceps, Kátia Aragão, nesta segunda convocação se apresentaram 18 profissionais para a Reue, 16 trabalhadores para a Reap e 35 para a Reaps, que é a rede de saúde mental do município. “A metodologia do acolhimento pedagógico é apresentar a rede com informações de fluxo, no caso de hoje, como é o processo de trabalho nos hospitais municipais Nestor Piva e Fernando Franco, bem como apresentar os direitos e deveres dos trabalhadores através do Núcleo de Gestão de Pessoas (Nugep), e ainda fazer a lotação dos profissionais com carga horária correta, para que eles já estejam aptos a começar a trabalhar a partir de amanhã nos nossos estabelecimentos hospitalares”, informou.

 

Oportunidade

 

A enfermeira Ana Paula Amorim, uma das participantes do acolhimento, disse que sempre gostou da área de urgência e emergência, mas que nunca tinha trabalhado. “Este processo seletivo é uma boa oportunidade de emprego, em um momento difícil que estamos passando no país. Por isso mesmo a procura pelos serviços do SUS, que são gratuitos, está aumentando muito. Então o meu objetivo é desenvolver minha atividade da melhor forma possível e prestar assistência a todas as pessoas que procuram as unidades hospitalares diariamente”, ressaltou a enfermeira com dez anos de profissão e que já atuou na Estratégia de Saúde da Família no interior do estado e no ambulatório de oncologia.

 

O assessor técnico da Reue, Júlio César Marcelino Lima, apresentou o fluxo das unidades hospitalares. “É bem pertinente recepcionar estes profissionais e explicar qual é a realidade que nós temos e principalmente trazer a necessidade de uma mudança no perfil da realidade que nós vivenciamos. Porque são pessoas que estão chegando com um gás novo e queremos fazer as coisas de forma diferente para melhorar o que já fazemos. Procuramos mostrar as estruturas das duas unidades hospitalares, como funciona cada serviço, como tudo acontece para que eles, já a partir de amanhã, possam se inserir no processo porque a prerrogativa principal é fazer o serviço funcionar de forma adequada e da melhor maneira possível”, pontuou.

 

Participaram do acolhimento pedagógico a coordenadora geral do Hospital Fernando Franco, Manoela Oliveira e as gerentes de enfermagem Ana Paula Leite e Zaíra Monteiro, dos hospitais Nestor Piva e Fernando Franco, respectivamente.