Ampliação de projeto Aula Digital contempla mais 13 escolas municipais de Aracaju

Educação
18/04/2018 14h57

Na manhã desta quarta-feira, 18, a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade de Ampliação do Projeto Aula Digital que aconteceu no hotel Radisson, bairro Atalaia, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado com a empresa Telefônica em regime de colaboração com 27 municípios sergipanos. 

Como primeiro município onde o projeto foi implantado em 2017, a novidade para Aracaju é que, além das 15 escolas que já receberam o Aula Digital, mais 13 escolas serão contempladas em 2018. O evento continua durante a tarde com a capacitação das equipes gestoras das secretarias de Educação dos municípios que implementarão o projeto. 

Para a  secretária Maria Cecília Leite, o uso da tecnologia é aliada aos processos de ensino e aprendizagem. "Estamos sendo contemplados com a ampliação do programa em 2018 e isso nos deixa muito felizes, porque mais escolas terão a oportunidade de  otimizar o ensino-aprendizagem, por meio de novas tecnologias que se somam aos processos da Educação", analisou. 

O representante da empresa Telefônica, Américo Matar, explicou que "a Secretaria da Educação de Aracaju foi a primeira a abraçar o projeto e a se tornar parceira e esse apoio é incrível, pois a gente vê o interesse da secretaria por uma educação inovadora, atrativa e tecnológica e isso resulta em melhores processos de ensino e de aprendizagem", revelou.

O projeto 

As escolas serão beneficiadas a maleta Aula Digital - composta por um notebook, um projetor, um roteador e um tablet. A iniciativa vai formar e acompanhar os educadores, com o objetivo de fomentar uma educação mais inovadora. Eles estão recebendo 50 horas de formação presencial, nas quais serão abordados temas ligados à inovação educativa para ampliação do repertório dos educadores, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. 

Em 2017, as equipes de coordenadores e professores das 15 escolas contempladas com o projeto já receberam capacitação. As atividades foram acompanhadas pela coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora França, que explicou como foi o processo.

"Elas já tiveram as suas equipes educadoras capacitadas para o uso e a otimização dos equipamentos tecnológicos que chegarão nas escolas a partir do mês de maio de 2018 e as escolas que entram no projeto em 2018 terão suas equipes capacitadas para a utilização dos equipamentos eletrônicos que chegarão no segundo semestre", pontuou.