Profissionais da Atenção Básica são capacitados sobre imunização e preparados para a campanha contra a influenza

Saúde
18/04/2018 18h44

Através da Vigilância Epidemiológica de Aracaju; do Programa Municipal de Imunização; do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps); e em parceria com o Centro de referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) do Estado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira, 18, no auditório do Centro Administrativo Senador Gilvan Rocha, uma capacitação para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem das Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju.


Segundo a Coordenadora do Programa de Imunização, a capacitação tem o objetivo de atualizar os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre imunização na Atenção Básica, assim como também de instrumentalizá-los para realização de educação continuada com equipes da USF. Os assuntos abordados hoje foram calendário nacional de vacinação e sala de vacina. Aproveitou-se para abordar sobre a vacina contra influenza em virtude da campanha que terá início na próxima semana, dia 23 de abril em todas as unidades de saúde destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz em até 45 dias), idosos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e os agentes prisionais e professores.

 

Ilziney Simões informa que a vacina contra a gripe é anual e os profissionais precisam ficar atentos para alertar a população. "A vacina é importante para evitar as complicações causadas pela influenza e os profissionais precisam orientar a comunidade que a vacina deve ser tomada anualmente. Quem tomou ano passado e faz parte do público-alvo, precisa voltar para receber novamente a vacina. Também é essencial levar o cartão de vacinação", explicou.

 

Jerson Alberto Teonório é enfermeiro da USF Edézio Vieira, e afirmou que foi proveitosa a capacitação. "Precisamos sempre receber essas instruções, pois, por mais que essa vacina seja dada todo ano, sempre nos deparamos com pessoas que reagem de forma diferente ao tomar a vacina. Além disso, é uma troca de experiência muito grande para tirar dúvida e ter um maior contato com a coordenadora de vacinação, que sempre alerta para os cuidados que devem ser tomados", ressaltou.

 

Para a enfermeira da USF São João Bezerra, Maíra Suzana de Matos, o momento serve também para que cada unidade faça a sua parte de mobilização com a comunidade. "A partir dessas reuniões ficamos mais envolvidas com a campanha e já vamos fazendo ações de mobilização. Na Unidade de Saúde que eu trabalho, sempre atingimos todas as metas de vacinação pois orientamos os pacientes para os períodos de vacinação, este encontro também é importante, para se atualizar nas mudanças com relação ao calendário vacinal", afirmou.


A ação foi realizada para os profissionais da saúde hoje, e amanhã, 19, a capacitação continuará com o tema 'Eventos adversos' e o atendimento contra raiva humana. Amanhã a capacitação finalizará com a abordagem sobre Eventos adversos e atendimento contra raiva humana.