Fazenda orienta equipes dos DAFs para as mudanças nos processos de execução orçamentos

Fazenda
18/04/2018 17h30

A Secretaria da Fazenda (Semfaz) reuniu nesta quarta-feira, 18, os responsáveis pelas Diretorias Financeiras e Administrativas (DAFs) de todos os órgãos municipais. Em pauta, os novos procedimentos da execução orçamentária definidos pelo Governo Federal para 2018 e o alinhamento dos processos de trabalho das equipes da Prefeitura de Aracaju. O encontro foi conduzido pelas Coordenações  Geral de Execução Orçamentária e Financeira (Cogeof), de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis) e de Operações Contábeis (COOC).

A primeira mudança tratada no encontro foi a nova exigência para o envio das matrizes contábeis, que são as informações consolidadas. Em paralelo, o Governo Federal firmou um termo de cooperação com os Tribunais de Contas para que todos esses elementos sejam disponibilizados para ambos, sendo possível, assim, que seja feito um cruzamento de dados. "São conteúdos oriundos das nossas prestações de contas, anuais e mensais, e que agora serão disponibilizados para os dois de forma simultânea", esclareceu o coordenador da Cogesis, Marcos Dias.

Ele ressaltou que as equipes precisam estar preparadas para melhorar a qualidade das informações enviadas. "Temos feito um trabalho de capacitação e orientação, desde o início do ano passado, com um reforço assim que as mudanças foram anunciadas. O objetivo maior é que as equipes de execução orçamentária do município tenham critérios minuciosos na análise dos dados, no momento de realizar o empenho, de classificar uma despesa, de liquidar ou pagar determinado fornecedor", enfatizou.

Além disso, a reunião também serviu para que cada secretaria e órgão informasse os possíveis problemas individuais e obstáculos identificados pelos diretores, a fim de equacioná-los. Para a diretora financeira da Secretaria Municipal da Saúde, Mônica Passos, esse tipo de iniciativa faz toda diferença para a execução dos trabalhos. "Além de nos apropriarmos das mudanças necessárias, identificamos e discutimos meios de reduzirmos os erros e possíveis retrabalhos. Junto, trocamos experiências para otimizar os processos e minimizar os riscos e contratempos para a gestão. Fazemos parte de um time, e cada um fazendo bem o seu papel, o resultado será sempre o melhor", avaliou.