Obra no Cidade Nova passa para fase de implantação do canal

Obras e Urbanização
19/04/2018 17h07

Criado oficialmente pela Lei Municipal Nº 3357, de 27 de Junho de 2006, quando o prefeito era Edvaldo Nogueira, o bairro Cidade Nova está localizado na zona Norte da capital e possui uma população que gira em torno de 12 mil pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Fica numa área rodeada pelos bairros Santo Antônio, Porto D'antas e Lamarão faz fronteira com o município de Nossa Senhora do Socorro, ocupando uma porção do território pertencente ao Morro do Urubu e áreas de manguezais.

Esta complexidade geoespacial e socioeconômica obriga ao poder público atuar de forma permanente através de políticas públicas que compatibilizem a convivência em um espaço urbano ainda com demandas estruturais e proporcionem cidadania e qualidade de vida.

Uma das formas através da qual a Prefeitura de Aracaju está beneficiando os moradores do Cidade Nova é a obra de saneamento que está transformando a paisagem do local. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, conveniados com o Governo Federal, os investimentos contemplam o local com implantação de rede de drenagem, rede coletora de esgoto e pavimentação da avenida A, rua B e travessa B, região por onde passa um canal. Este conjunto de melhorias contidos na obra melhorarão a mobilidade da área corrigirão os problemas existentes no saneamento básico.

Nos últimos dias, uma vala com 60 metros de extensão que corta a travessa B começou a receber estruturas que resultarão em um canal revestido de concreto com dimensões de dois metros de largura por 1,3 metros de altura. Mais de 20 operários, além de máquinas, trabalham para acelerar o cronograma e avançar no restante da obra.

A transformação com a obra não é apenas na paisagem, mas principalmente na vida das pessoas. De acordo com Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura, a obra já pode ser considerada uma das mais importantes de toda a história do lugar. "Desde 2017 a nova gestão de Aracaju vem implantando um conjunto de ações para a melhoria da infraestrutura Aracaju, notadamente nos locais periféricos ou com histórico de problemas de urbanização. Hoje há obras em andamento no loteamento Moema Mary, nos bairros 17 de Março, Coqueiral, Farolândia, Santa Maria, na comunidade do Pantanal, Inácio Barbosa; entre outras. Isto só reforça o compromisso do Executivo Municipal não apenas em corrigir os problemas estruturantes, mas principalmente promover o bem-estar dos aracajuanos", afirma Ferrari, destacando que no caso da obra do Cidade Nova os benefícios resultantes serão para todo o entorno.