Dia do Índio é celebrado com mensagem de valorização cultural

Educação
19/04/2018 17h33


Nesta quinta-feira, 19, muitas crianças já acordaram ansiosas pela comemoração do Dia do Índio. As pinturas e fantasias são simbolismos que marcam a infância, mas é muito mais do que isso: é um dia de conscientização mais aprofundada sobre a valorização das raízes culturais. Além das caracterizações, as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, nesta quinta-feira, 18, celebraram a data priorizando o aprendizado sobre a tradição indígena.

Comidas típicas, músicas, brincadeiras lúdicas e outras atividades foram trabalhadas com os estudantes para desenvolver o conhecimento sobre os índios. A Emef Santa Rita, localizada no bairro Novo Paraíso, convidou uma tribo indígena para ir até a escola. Como coordenadora pedagógica da Emef, Gláucia Barbosa ressalta que, além da informação passada pelos professores, o contato com cultura a partir da vivência é fundamental para que os estudantes possam aprofundar seus conhecimentos.
 
“Convidamos os indígenas da cidade de Propriá e de Porto Real do Colégio (AL). Foi um momento bastante produtivo porque nossos alunos se mostraram bastante interessados e curiosos. Ele fizeram várias perguntas, dialogaram e viram um pouco da dança, costumes e acessórios produzidos pelos índios”, conta a coordenadora.

Propostas diferentes

Professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no Siqueira Campos, Alessandro Félix desenvolveu com seus alunos um trabalho de pesquisa e produção de painéis. “Apresentei o mapa etnográfico e indígena para os meus alunos. Depois, eles pesquisaram sobre a gastronomia, religião, músicas presentes nas tribos brasileiras e lemos A Lenda do Guaraná”, detalha.
 
“As crianças não podem ser apenas espectadores, têm que descobrir e buscar conhecimento com a nossa orientação. Por exemplo, eles não sabiam que a cultura do banho diário de nós brasileiros era uma herança indígena. Então é maravilhoso que celebrem com essas descobertas”, completa o professor.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor João Batista Douglas de Souza, do bairro Santa Maria, as crianças foram para casa com um acessório mais moderno. A coordenadora pedagógica Eliene Cristina Silva explica que a proposta foi que as crianças assimilassem essa data comemorativa entrando em contato com a história do índio, mas lembrando, ainda, que os índios fazem parte da nossa atualidade também.
 
“Elaboramos uma viseira e cada professora abordou a data de um jeito diferente com sua turma. Como nossos alunos ainda são muito pequenininhos, na média de 5 anos de idade, temos que passar as informações de maneira mais simples, lúdica e acessível, facilitando a compreensão. No entanto, elas já podem entender, através dessas atividades, que a cultura indígena é nossa cultura também”, detalha a coordenadora.