Intervenção urbana: Sema fiscaliza pontos viciados de descarte irregular de lixo

Meio Ambiente
20/04/2018 16h27

Com o objetivo de combater o descarte irregular de lixo em Aracaju, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do Departamento de Controle Ambiental (DCA) e do setor de Educação Ambiental, fiscalizou cerca de 35 pontos considerados viciados de descarte irregular de resíduos durante as manhãs de quinta-feira, 19, e desta sexta-feira, 20.
 
De acordo com o coordenador de resíduos do Departamento de Controle Ambiental da Sema (DCA), Etelvino Neto, o DCA, em conjunto com a Educação Ambiental, realizou durante a fiscalização um mapeamento geográfico de todos os locais proibidos, levantando as principais características necessárias para realizar futuras intervenções. “A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza normalmente a limpeza nesses lugares por meio de um cronograma semanal, e existem caixas coletoras espalhadas pela cidade, principalmente ao lado dos locais fiscalizados, mas as pessoas continuam a descartar irregularmente sem nenhuma preocupação”, afirma o coordenador.
 
Segundo a analista ambiental da Sema, Letícia Torres, o principal objetivo da ação da Educação Ambiental na fiscalização foi analisar o potencial da área por meio de um diagnóstico socioambiental, verificando se existem escolas ou outras entidades na vizinhança que podem fazer parceria com a Sema, no intuito de executar a intervenção urbana com o envolvimento de toda a comunidade, objetivando sensibilizá-la a agir corretamente no que se refere à conservação do espaço público. 
 
O coordenador da Educação Ambiental da Sema, José Bezerra, afirma que “com o mapeamento completo realizado pelo DCA e com a descrição do que estamos fazendo, já temos todos os dados dos locais, inclusive a predisposição para que eles sejam transformados em uma intervenção urbana”.
 
Conforme o coordenador, a Educação Ambiental define o que vai ser feito de acordo com as necessidades do local, com isso foi realizado um diagnóstico com a população por meio de conversas no ato da fiscalização, e a equipe do setor está analisando o que é melhor para aquela população. “No qual pode ser feito uma horta, algum tipo de espaço de convivência  ou até mesmo reunir todos esses tipos de intervenção em um mesmo local”, afirma. 
 
Para o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, essa operação é importante, pois foram analisados todos os pontos onde a população joga lixo indevidamente, gerando um problema tanto para as próprias pessoas quanto para a limpeza urbana e, consequentemente, para o meio ambiente. “É imprescindível a colaboração de toda a população, realizando o descarte de lixo nos locais adequados, assim como também é de fundamental importância que a comunidade trabalhe em conjunto com a Sema para reconstruir esses ambientes e que possam se apropriar de tudo que será feito”, destaca.