Prefeitura de Aracaju monitora as fortes chuvas e atua para minimizar transtornos

Agência Aracaju de Notícias
21/04/2018 12h46

O trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Aracaju tem sido fundamental para que as chuvas fortes, a exemplo da que caiu sobre a cidade nas últimas 18 horas, gerem mínimos transtornos. Mesmo após quase 60 milímetros de chuva, poucas ocorrências foram registradas e, todas elas, tiveram atendimento da Prefeitura. A previsão é que as chuvas diminuam no período da tarde deste sábado, 21.

O quadro atual é totalmente diferente da situação que os aracajuanos enfrentaram no ano passado. Ruas alagadas, canais sem limpeza e  problemas diversos, todos eles causados pelo descaso com a cidade cometido pela administração anterior, que negligenciou ações preventivas.

Para evitar este mesmo cenário, a atual gestão trabalha na limpeza da cidade, evitando obstrução de canais de escoamento de águas pluviais e de bocas de lobo.

O trabalho vem sendo coordenado pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, criado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no ano passado, e os resultados são vistos pelas ruas da cidade.“Todos lembram das chuvas do ano passado e de como foi complicado transitar pela cidade. Hoje, mesmo diante do volume de chuvas semelhante a 2017, o cenário é outro. Canais que transbordavam não estão mais transbordando, as áreas que costumavam alagar não alagaram, prova do sucesso do planejamento executado pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, do nosso trabalho preventivo.”, ressalta o prefeito.

Pontos críticos

O Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, e em toda extensão do bairro Santa Maria, locais que também já enfrentaram problemas decorrentes da chuva no passado, também estão em boas condições. Ainda assim as equipes da Assistência Social e da Defesa Civil seguem em vigilância, para atender imediatamente qualquer eventualidade. Além dos locais mencionados, rondas foram feitas também no Conjunto Tamandaré, Japãozinho e Coqueiral.

Segundo informações da Defesa Civil, as chuvas tendem a enfraquecer no decorrer do dia, sobretudo na parte da tarde. A capital sergipana vive o período de quadra chuvosa, entre os meses de março e junho, auge da incidência de pancadas de chuva, mas por conta da efetividade das ações preventivas realizadas nenhuma ocorrência grave foi registrada.
As ocorrências mais críticas foram registradas pela Defesa Civil no bairro Lamarão, com a queda de um muro , o que necessitou ação conjunta com da Secretaria Municipal Assistência Social de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e a segunda ocorrência foi no prédio do INSS, localizado na avenida Ivo do Prado, com o desplacamento de reboco. A Defesa Civil interditou o prédio para uma avaliação mais completa.

Emurb e Emsurb

Equipes das empresas municipais de Obras e Urbanização e de Serviços Urbanos, Emurb e Emsurb, reforçaram o trabalho das equipes nos pontos mais críticos da cidade. Além disso, realiza o monitoramento para possíveis intervenções.

 

SMTT
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju também está atenta às demandas ocasionadas pela chuva. Ainda no início da manhã dois semáforos danificados foram reparados. Além disso, agentes estão localizados em áreas estratégicas para evitar pontos de congestionamento.

Defesa Civil
A Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibilizou equipes para visitar os locais considerados com maior risco de problemas. Desde as primeiras horas do dia foram visitados os canais da Anísio Azevedo, Airton Teles e Santa Maria. As principais avenidas das zonas Sul e Norte também receberam rondas.

Dentro das ações para proteger os cidadãos dos intemperes a Defesa Civil Municipal disponibiliza o número 199, onde o aracajuano poderá entrar em contato com o órgão de maneira gratuita e solicitar ajuda ou fazer uma denúncia em caso que envolva risco à sua residência ou a patrimônios públicos da cidade.