Unidade Itinerante é a novidade da campanha de vacinação contra gripe em Aracaju

Saúde
23/04/2018 17h10

A fim de atender de maneira estratégica a maior parte do público-alvo da Campanha contra a Influenza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou este ano a unidade itinerante de imunização para os idosos, que atuará na praça Zilda Arns, bairro Jardins, até a próxima sexta-feira, 27, das 8h às 11h30.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Taise Cavalcante, essa é a grande novidade que diferencia a campanha dos anos anteriores. "Nesta primeira semana escolhemos um local próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, por existir uma grande demanda de idosos, mas é importante destacar que outras localidades já estão sendo avaliadas para serem contempladas com esta estratégia. A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a Influenza B. E nosso alerta é de que a gripe, a depender da situação clínica do indivíduo, pode evoluir e gerar complicações graves. Portanto, a prevenção através da vacina ainda é a melhor forma de combater o vírus", explicou.

Ainda de acordo com Taise, durante o período da campanha - que começou nesta segunda-feira, 23, e seguirá até o dia 1º de junho -, os grupos prioritários poderão se vacinar em todas as USF’s de Aracaju e no Ipesaúde. "O grupo prioritário da campanha é composto por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, e gestantes e puérperas [até 45 dias após o parto]. Mas outras categorias também podem se vacinar, como: trabalhadores de saúde; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade [incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas]; funcionários do sistema prisional; professores das redes pública e privada, e os portadores de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais. A escolha destes grupos segue recomendação do Ministério da Saúde, e ao município cabe apenas a aplicação das doses", ressaltou.

O aposentado Alisson Araújo foi um dos primeiros a serem atendidos pela unidade itinerante. “Cheguei logo cedo e fiquei muito feliz por eles terem começado na praça que fica perto da minha casa, pois facilitou muito a minha deslocação. Sempre deixo minha caderneta de vacinação atualizada, porque se cuidar é o que importa”, relatou.

Novidade que também atraiu a atenção da aposentada Eva Silva, que disse que ao saber da unidade foi correndo se vacinar. “Todo ano eu tomo a vacina para não ficar com gripe. Trouxe minha carteira de vacinação e aproveitei para trazer meu esposo para se vacinar também”, afirmou.

Ao todo, a unidade móvel da SMS atendeu 116 idosos no primeiro dia da campanha, e permanecerá na praça Zilda Arns até o final da semana. Assim que a próxima comunidade para receber o veículo for escolhida, a secretaria divulgará os detalhes no site oficial da Prefeitura e nas mídias sociais da SMS: Facebook e Instagram @saudearacaju.