Edvaldo reúne equipe com especialistas para discutir desenvolvimento sustentável

Agência Aracaju de Notícias
23/04/2018 14h41

A Prefeitura de Aracaju segue dando passos importantes para a transformação da cidade. Após tomar medidas para reconstruir a administração nos últimos meses, se aproxima de uma nova fase, a fase dos avanços, de retorno de investimentos. Desta maneira, o prefeito Edvaldo Nogueira, junto com o secretário do Meio Ambiente César Viana, Jefferson Passos da Fazenda, Sérgio Ferrari da Infraestrutura, Luís Roberto dos Serviços Públicos e Renato Telles de Governo, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 23, o líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) Zysman Neimam e a colaboradora da mesma instituição, Juliana Freire, para discutir o Plano Estratégico da gestão e debater o desenvolvimento da cidade, na perspectiva de criação de um município humano, inteligente e sustentável.

Planejar o futuro é imprescindível para atingir o sucesso. Esse fato se soma a necessidade de debater ideias e pontos de vista para que as estratégias adotadas sejam pautadas por ideais maduros.  Desta forma, a Prefeitura de Aracaju busca inaugurar outro momento, onde o pensamento não se restrinja a uma abordagem personalista da administração pública, mas ao entendimento de que é preciso tomar medidas que serão colhidas muito além de um mandato. "Cuidar da cidade não é apenas fazer a zeladoria. São muito importantes as ações que estamos tomando, de recuperar a cidade, com os serviços sendo executados, promovendo uma cidade mais limpa e organizada. Mas estamos entrando em uma fase nova, onde, após um grande esforço, estamos recuperando o poder de investimento, por isso é que buscamos discutir o planejamento para Aracaju, pensando nos efeitos que nossas ações terão no futuro.", explica Edvaldo.

Durante a reunião foi consenso a ideia de que o desenvolvimento sustentável só pode acontecer através da integração entre os diversos setores da administração pública, aliado com uma visão global das questões, de longo prazo e que busque resolver as causas dos problemas e não apenas suas consequências.  "A gente tenta colaborar da melhor forma possível com o que aprendemos para passar para os outros. Se hoje nós conquistamos vitórias, um maior bem estar como cidadão, é porque alguém lá atrás tomou atitude, buscou mudanças. Eu acho que todos nós precisamos nos responsabilizar para que as pessoas do futuro vivam bem. É preciso discutir, planejar, debater um mundo melhor", ressalta o especialista em educação ambiental e líder da RAPS Zysman Neimam.

O projeto de criação da Aracaju do futuro está sendo amplamente debatido, sempre na perspectiva do respeito ao meio ambiente e do direito do cidadão à cidade, que precisa voltar a ser o espaço essencial da convivência. A discussão desta manhã foi um exemplo. "Tivemos hoje uma grande oportunidade de debater o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. O prefeito convidou especialistas que corroboram com o pensamento da gestão com o planejamento do futuro. Depois de encontrarmos o município em uma situação complicada, inclusive em termos de organização, nós elegemos pontos importantes para reconstrução. Depois de muito esforço já estamos colhendo o resultado e agora buscamos garantir a evolução da cidade para os próximos anos", afirma o secretário do Meio Ambiente César Viana.  

Um passo de cada vez, olhando o futuro sem ser displicente com o presente, uma nova cidade vai surgindo, um lugar exemplo de diversidade cultural, com serviços públicos eficientes e utilizando a tecnologia para facilitar e melhorar a vida de seus moradores, sem nunca esquecer de garantir que os que estão por vir tenham uma realidade melhor.