Bugio recebe ações de limpeza por equipes da Emsurb

Serviços Urbanos
23/04/2018 15h13

A semana começou com muito trabalho para as equipes da Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Nesta segunda-feira, 23, os agentes de limpeza executaram o serviço de limpeza manual do canal que corta a região do Riacho do Cabral, localizado no Bugio, na zona Oeste da capital.
 
No início da manhã, uma equipe técnica da empresa municipal vistoriou o início do canal, que fica nas proximidades de uma área de preservação ambiental. “No primeiro momento, as equipes fazem a limpeza manual e, após liberação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), faremos a limpeza pelo método mecanizado com a escavadeira hidráulica, já que o canal apresenta muito material acumulado”, explicou gerente de limpeza urbana da Emsurb, Rodolfo Costa.
 
Durante a limpeza manual, os agentes recolhem o lixo descartado irregularmente pela população dentro e na margem do canal, além de executar o serviço de roçagem no entorno. O serviço de limpeza de canais acontece a cada três meses, mas, a depender do acúmulo de materiais, alguns locais recebem intervenção antes desse prazo. 

Cata-Treco
 
Diariamente, uma equipe da empresa municipal percorre alguma região da capital com o Programa Cata Treco. O objetivo é recolher materiais que não têm mais serventia, ocupam espaço, acumulam sujeira nos quintais dos cidadãos, e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. Nesta segunda-feira, 23, foi a vez dos moradores do Bugio, receberem a ação de coleta.
 
O trabalho funciona com o auxílio de um caminhão com carroceria que armazena o material reciclável, encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). Já os outros tipos de resíduos, são destinados ao aterro sanitário. A maior parte do que é recolhido é composto por móveis, colchões, pedaços de madeira, e eletrodomésticos grandes.
 
A aposentada Valdelice Santos comemorou ao ver o caminhão passando pela sua porta. “Devemos ter consciência quando vamos nos desfazer de objetos que não usamos mais e não ficar jogando nas esquinas. A Prefeitura está de parabéns. Medidas como essa contribuem ainda mais para a beleza do nosso bairro”, enfatizou.

“O Cata Treco é um excelente programa. É muito bom poder retirar os móveis e objetos que ficam entulhados em nossos quintais, servindo de moradias para ratos e baratas. Essas ações evitam a transmissão de várias doenças”, explicou a dona de casa Vanessa dos Anjos, moradora do loteamento Estrela do Oriente, no Bugio.
 
Nesta terça-feira, 24, o programa chega a outra etapa do Bugio, nas proximidades do campo Anchietão. Na próxima quinta-feira, 26, a equipe percorrerá o bairro São Conrado e na sexta-feira, 27, o conjunto Sol Nascente, no bairro Jabotiana.  Para que a comunidade acione o serviço basta ligar para o telefone 3021-9914 ou para a Ouvidoria da empresa municipal pelo número 3021-9908.