Prefeitura desenvolve ações na drenagem e ameniza efeitos das chuvas

Obras e Urbanização
23/04/2018 17h26

Antecipando-se aos ciclos chuvosos que costumam ocorrer no litoral sergipano, principalmente na capital, a Prefeitura de Aracaju realiza cotidianamente trabalhos preventivos que envolvem secretarias e órgãos municipais e incluem fiscalização e atuação com relação a descarte irregular de lixo, limpeza de canais, desobstrução e manutenção na rede de microdrenagem. Nos últimos dias, novamente uma frente pluviométrica permaneceu em todo o estado, deixando o tempo nublado e com picos de chuvas durante o fim de semana, tendo sido monitorado simultaneamente pela gestão municipal.

Mesmo no fim de semana, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) manteve as equipes nas ruas atuando na limpeza das galerias pluviais e combatendo os eventuais pontos de alagamentos. No sábado, 21, o trabalho foi desenvolvido durante todo o dia e atendeu a região da avenida Beira Mar, área mais instável por conta do aumento do nível da tábua de maré, além de loteamentos e bairros da zona Norte.

O trabalho se mostrou eficiente e a capacidade de vazão da rede suportou bem melhor do que em anos anteriores, como detalha Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb. "Levando em consideração que estamos vivenciando período meteorológico com maior possibilidade de chuva, temos suportado os índices pluviométricos. Mas isto não é por acaso: planejamento e trabalho articulado estão na esteira das ações, seja através das diretrizes do Plano de Contingenciamento, ou das ações preventivas e corretivas aplicadas em todas as regiões da cidade. Aqui na Emurb o trabalho preventivo tem atendido as demandas", relata Ferrari.

No entanto, Ferrari chama a atenção para um problema recorrente que é registrado pelas equipes da empresa municipal em todos os pontos: a relativa quantidade de material jogado nas proximidades da rede que acaba obstruindo as manilhas. "Lamentavelmente a quantidade de garrafas pets, plásticos, restos de copos de vidros é muito grande e isto entope as galerias subterrâneas provocando alagamentos. O poder público não é onipresente e trabalha através de demandas, portanto é fundamental a colaboração das pessoas. Quem joga estes objetos nas ruas é responsável direto pelos alagamentos, mesmo com o recolhimento diário feito pela Prefeitura", revela o secretário.

Cronograma

Nesta segunda-feira, 23, os trabalhos tiveram prosseguimento em vários bairros e atendendo os aracajuanos e os serviços chegaram aos bairros Aeroporto, Atalaia, Bugio, Cidade Nova, Coqueiral, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Jardim Centenário, Porto D'antas e Santa Maria. As equipes itinerantes permaneceram durante todo o dia se deslocando para outros locais.

Os canais de comunicação da empresa municipal poderão ser acionados. Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).