Projeto Procon vai à Escola inicia ciclo de palestras

Defesa Social e Cidadania
23/04/2018 18h35

Entre os dias 23 e 30 de abril, a Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), realiza um ciclo de palestras sobre direitos e deveres dos consumidores voltado ao público infantil. A ação contempla as escolas da rede municipal de ensino da capital. Até o final da semana, serão ministradas 23 palestras, em 14 escolas, levando informações sobre os direitos do consumidor para alunos da educação básica.

Nesta segunda-feira, 23, o projeto foi incido nas Escolas Municipais de Ensino Infantil Manuel Eugênio do Nascimento e Maria Clara Machado, localizadas no bairro Santos Dumont. Os alunos fizeram parte da programação que é uma das atividades do Procon Mirim, projeto que integra o calendário de ações do setor de Educação e Pesquisa do órgão. São desenvolvidas palestras com recursos lúdicos, exibição de vídeos voltados para o público infantil, além de promover interação entre as crianças.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que um dos objetivos é fazer com que as crianças consigam identificar as situações que interferem nos direitos consumeristas e envolvam suas famílias nesse processo de conhecimento e empoderamento. Segundo ele, com os estudantes é feita a parte educativa, de construção da consciência sobre os diretos do consumidor. "Nós apresentamos conceitos como relação de consumo, quais são os direitos básicos do consumidor, utilizando meios que prendam a atenção das crianças, através da exibição de vídeos e realização de dinâmicas. Na oportunidade, também divulgamos nossos canais de comunicação para que eles repassem aquelas informações obtidas aos seus pais", informou.

Para a professora da Emei Maria Clara Machado, Elda Cristina, atividades como estas são importantes para desconstruir a ideia de distanciamento que paira sobre os órgãos de proteção ao consumidor. "É uma iniciativa muito interessante, trabalhar com as crianças desde pequenos vai desconstruindo a visão burocrática, que muitos tem em relação ao Procon. Achei bastante positivo e louvável esse projeto", avaliou.

No caso da Emei Manuel Eugênio do Nascimento, a atividade foi realizada com alunos da Educação Infantil 4 e 5, que têm entre quatro e seis anos de idade. "É importante que essa consciência venha desde muito cedo para que eles se tornem consumidores conscientes dos seus direitos, capazes de acionar os órgãos de defesa do consumidor de maneira correta", afirmou o coordenador geral do Procon Aracaju.