Sema apresenta para especialistas em sustentabilidade ações do Planejamento Estratégico

Meio Ambiente
23/04/2018 18h17

Tornar Aracaju referência da qualidade de vida, promovendo o seu desenvolvimento sustentável. Com este foco, o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, reuniu na tarde desta segunda-feira, 23, parte da sua equipe técnica para discutir e apresentar a especialistas da área de sustentabilidade os indicadores do projeto Aracaju Sustentável, executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e que faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. 
 
Participaram da reunião os representantes da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) e da Assessoria Técnica (Astec), da coordenadoria do Horto Municipal e do Departamento de Licenciamento Ambiental (DLA). Juntos, apresentaram ao líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) Zysman Neimam e a colaboradora da mesma instituição, Juliana Freire, os projetos prioritários que a Sema vem executando. O objetivo foi avaliar se essa execução alcançará melhorias significativas para a capital sergipana.
 
Para o secretário Augusto Cesar Viana, o grande diferencial do modelo de Planejamento Estratégico da atual gestão é o monitoramento sistemático de todas as ações e acredita que até o final da gestão, o avanço será significativo. “O Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju tem tido um acompanhamento sistemático, o que mostra que o trabalho é feito com foco e revela o empenho da administração em apresentar resultados para a população”, destaca. 
 
A expectativa do gestor da Sema é conseguir ter uma cidade mais arborizada, por meio do Plano de Arborização Urbana, um maior número de estabelecimentos licenciados, evoluindo cada vez mais os serviços do Departamento de Licenciamento Ambiental, maior controle dos crimes ambientais através de uma fiscalização de controle ambiental cada vez mais eficiente, uma Educação Ambiental continuada e comprometida com a sensibilização dos cidadãos e, consequentemente a todas essas questões, um número reduzido do registro de ocorrências de danos ambientais praticados pela homem. “Depois de muito esforço já estamos colhendo o resultado e agora buscamos garantir a evolução da cidade para os próximos anos”, afirma.  

Aracaju Sustentável
 
A Sema durante o ano de 2018, prolongando até o fim da gestão, pretende continuar suas atividades inerentes ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, por meio do programa prioritário Aracaju Sustentável. “Estamos colocando e colocaremos em prática projetos essenciais, como o inventário de emissão de gases do efeito estufa, a unidade de processamento de resíduos orgânicos, a reestruturação do Horto Municipal, a retomada da Farmácia Viva, a adequação da administração pública à agenda ambiental, o Plano de Arborização, ações de Educação Ambiental, o Parque Ecológico Poxim e o inventário de arborização urbana”, enfatiza o secretário Augusto Cesar Viana.
 
O especialista em Educação Ambiental e líder da Raps, Zysman Neimam, agradeceu o convite e, para ele, foi gratificante ouvir e dialogar sobre os projetos  que a Sema vem desenvolvendo para que, a partir da exposição dessas ações, pudesse contribuir, através da sua experiência, junto com Juliana Freire,  com os projetos que  estão sendo planejados, a fim de que eles possam ter sucesso e avancem durante toda a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. “Tratar as coisas de maneira integrada, resolvendo os problemas a partir das suas causas, a fim de ter uma qualidade de vida melhor pra todo mundo e para o meio ambiente. Com esse conceito de sustentabilidade, podemos observar que esse fator abrange outras áreas além da ambiental, como a economia, área social, ética, enfim, várias dimensões que temos que dialogar e resolver os problemas, que são de todos, de forma conjunta. Essa é a proposta do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju”, enfatiza Zysman.