Sema colabora com trabalho de prevenção em áreas de risco

Meio Ambiente
24/04/2018 15h29

Como forma de evitar riscos de deslizamento em alguns pontos críticos da capital, devido às chuvas previstas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou, na manhã desta terça-feira, 24, uma fiscalização no Bairro América e no bairro Cidade Nova, locais onde foram identificadas duas encostas com alto risco de deslizamento. 

De acordo com a analista ambiental do Departamento de Controle Ambiental da Sema (DCA), Emanuela Carla, o intuito da fiscalização foi analisar se esses locais apresentavam riscos, conforme diagnosticado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, que solicitou à Sema a comprovação do problema de acordo com a necessidade de obras a serem executadas, objetivando conter deslizamentos e prevenir acidentes nessa época de chuva. 

“Para a realização das reformas de dois muros de contenção de deslizamento de terras nos bairros fiscalizados, é necessária a supressão de árvores que estão com raízes expostas e podem apresentar riscos aos moradores. Com isso, a Defesa Civil precisa da autorização da Sema para a devida retirada dessas espécies arbóreas e verificação se as obras que serão executadas não prejudicam o meio ambiente”, afirma a analista.

Emanuela Carla destaca ainda que “durante as fiscalizações, foi percebido que os muros atuais apresentavam rachaduras e existiam muitas árvores com as raízes expostas que correm o risco de cair e atingir casas, pedestres e carros”. 

Comitê de Gerenciamento de crises

Com o objetivo de prevenir e gerenciar potenciais transtornos causados por conta dos períodos chuvosos e outros problemas adversos a gestão atual, desde o início do ano, vem realizando ações com a colaboração de diversos órgãos municipais. Isso se dá graças à formação do Comitê de Gerenciamento de Crises, que vem realizando constantemente o mapeamento das áreas de risco da capital, na limpeza de canais e nas ações de conscientização sobre descarte correto de resíduos.
 
“Com a criação do Comitê de Gerenciamento de Crises as ações ficaram ainda mais estruturadas. E a Sema, como órgão ambiental, está envolvida nesse processo, trabalhando em conjunto com outras secretarias a fim de realizar ações preventivas de maneira organizada e com respostas rápidas e efetivas para a população”, destacou Augusto Cesar Viana, secretário municipal do Meio Ambiente.