Secretaria de Infraestrutura atende pleitos de entidade que defende acessibilidade

Obras e Urbanização
24/04/2018 17h59

Uma das principais preocupações da Prefeitura de Aracaju é a necessidade de melhorar a acessibilidade em espaços públicos e garantir às pessoas com deficiência o direito de se locomover com segurança. Para isto, a gestão municipal tem dialogado com os setores que debatem, estudam e reivindicam a aplicação de políticas públicas de acessibilidade e mobilidade. Uma destas organizações que vem mantendo um diálogo aberto e democrático com a gestão municipal é o Conselho Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (Cema), cujo presidente é Leonel Aquino, e recentemente pleiteou algumas ações ao secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Pelo acordo firmado entre o dirigente da organização não governamental e Ferrari, a Secretaria Municipal da Infraestrutura, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), passará a atuar em pontos indicados e que a cada mês novos demandas serão apresentadas. "Inicialmente o Conselho Estadual de Acessibilidade, através de seu presidente, solicitou melhoria na região do Centro Comercial, pois segundo ele alguns equipamentos urbanos encontram-se danificados, dificultando a locomoção de pessoas com deficiência de transitar pelos calçadões e ruas do trecho", relata o presidente da Emurb.

Os primeiros serviços já foram iniciados com a manutenção das rampas do calçadão da rua João Pessoa, nas proximidades do antigo Cine Palace e imediatamente em frente a quem vem na direção da praça Fausto Cardoso. Outra solicitação atendida foi na praça de eventos Hilton Lopes, localizada entre os mercados centrais, coma substituição de grelhas e reparos no piso. Novas intervenções estão previstas para os próximos dias para a área.

Para Leonel Aquino, a parceria é fundamental para liminar os obstáculos e barreiras existentes nas vias públicas, retirando entraves ou obstáculos que limitem e impeçam o acesso, a liberdade de movimento e a circulação das pessoas com deficiência. "Estou esperançoso que este trabalho será sequenciado e trará resultados. Como não é algo simples, não creio que será resolvido de uma só vez, mas espero que nossos pleitos sejam atendidos. Só de imaginar que acessibilidade estará na pauta de um órgão municipal já é de grande valia", afirma o dirigente do Conselho.

Parcerias como estas comprovam o compromisso da Prefeitura de Aracaju em implementar políticas públicas voltadas para a integração da pessoa com deficiência, tendo foco a defesa de direitos e a promoção da cidadania. "Reconhecemos que é uma pauta urgente e que deve ser adotada por todos. E a partir deste diálogo queremos criar mecanismos urbanos que proporcionem possibilidade de locomoção igual. A meta é, de fato, adotar como parâmetros da Lei Federal 10.098/2000 que normatiza e fixa critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida", finaliza Ferrari.