Assistência e Unit dialogam sobre Termo de Cooperação para a área de Segurança Alimentar

Assistência Social e Cidadania
24/04/2018 18h04

Com o objetivo de firmar uma parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit) e a Secretaria Municipal da Assistência Social, a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, recebeu a coordenadora do estágio de nutrição em saúde pública da Unit, Alaide Guilherme, na tarde desta terça-feira, 24. 

A secretária explicou sobre todas as áreas de atuação da Assistência Social, incluindo os projetos Cultivando a Cidadania e Observatório Social de Aracaju, bem como o trabalho que a pasta realiza comunidade. Rosane Cunha acredita que através das parcerias com as universidades é possível trabalhar de forma ampliada com a população. “Para que o trabalho realizado pelos órgãos públicos se torne política pública de fato, a parceria com as universidades é fundamental. Cada vez que trazemos um aluno para vivenciar a nossa rotina, possibilitando o contato deles com uma realidade diferente da usual, ressignificamos aquele olhar para a área social. É nosso desejo que a Unit se some às nossas atividades através da disponibilização de estudantes para os estágios em nossos equipamentos porque todas as partes são beneficiadas. 
 
Para Marcelo Geovane, coordenador do projeto Observatório Social de Aracaju, a somação de forças com a Universidade Tiradentes vai fortalecer o aporte teórico e a base de dados de pesquisa. “Um dos objetivos do Observatório é fazer um levantamento de dados não apenas estatísticos, mas também científicos. Para isso, as parcerias com os centros de pesquisas locais são fundamentais. Essa intercessão com a Unit, na área da nutrição é extremamente importante quando pensamos em segurança alimentar e nutricional, principalmente porque ainda é uma área bastante carente de informações de pesquisa. Queremos aliar os saberes técnicos e científicos”. 

De acordo com Alaide Guilherme, a parceria entre a Universidade Tiradentes e a Prefeitura de Aracaju é benéfica para os estudantes não só do ponto de vista profissional, mas também como para o crescimento pessoal . “Os alunos estão em um momento que vão trabalhar a prática e essa é a hora onde a responsabilidade social com a profissão começa. Lidar com uma população que tem diversas necessidades é uma forma de apurar a percepção deles, principalmente nas orientações nutricionais que serão passadas, que devem se adequar à realidade de cada pessoa”. 
 
Projetos da Assistência
 
O Observatório Social é uma plataforma que visa mapear a realidade social de Aracaju e fortalecer as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população. 
O projeto Cultivando a Cidadania é uma iniciativa da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional que visa estimular o consumo de alimentos saudáveis e a geração de renda através do plantio de hortas e outros gêneros alimentícios em espaços públicos.