Plano Diretor: comissão multitécnica se reúne e define cronograma de ações

Obras e Urbanização
25/04/2018 12h31

A comissão multitécnica responsável pela elaboração de uma minuta que revisará o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju se reuniu mais uma vez na manhã desta quarta-feira, 25, na sede administrativa da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e definiu um cronograma de reuniões intersetoriais para os órgão e secretarias envolvidas nesta fase. Participaram deste primeiro encontro representantes da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), além de diretores e assessores da Emurb.

A reunião foi coordenada pelo secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, e os principais temas debatidos foram a criação de um cronograma de reuniões e estudos, definição de metodologia de trabalho, utilização de ferramentas para facilitar a participação dos aracajuanos no processo de revisão e alinhamento entre os títulos que embasarão o Plano Diretor com o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.

"Depois da apresentação feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, este é de fato o primeiro passo rumo à síntese que faça surgir um Plano Diretor moderno, que atenda as necessidades reais da cidade e faça as adequações necessárias, sejam de natureza urbanística, legal ou socioambiental. Espero termos a capacidade de, entre teses e antíteses que versem sobre as diretrizes do novo Plano, elaborar um material que represente de fato a diversidade e as necessidades da nossa capital", afirma Ferrari.

Da reunião também surgiram algumas sugestões: reuniões semanais com a participação de todas as secretarias responsáveis por esta elaboração; criação de canais de comunicação internos para o grupo; estudos comparativos e compartilhados entre a revisão elaborada em 2012 e a de 2015; sistematização de estudos por títulos e temas; indicativo de criação de canais abertos aos setores da sociedade civil e da população em geral; e formular minutas surgidas a partir de cada fase de estudos e levá-las à apreciação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Aracaju (Condurb), e em seguida ao chefe do Executivo Municipal.

Ficou marcada para o próximo dia 8 de maio uma nova rodada de estudos em que outras pautas serão apreciadas, avançando ainda mais no processo de revisão.