Educação Ambiental da Sema sensibiliza comunidade do conjunto Leite Neto

Meio Ambiente
25/04/2018 21h42

Atendendo a uma demanda emitida pela comunidade do conjunto Leite Neto, no bairro Grageru, devido ao grande aparecimento de insetos e animais peçonhentos; a infestação de pombos; o abandono contínuo de cães e gatos e o descarte irregular de lixo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou na tarde desta quarta-feira, 25, um ciclo de debates com a Associação de Moradores do conjunto com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente a fim de evitar os problemas que foram levantados por ela.  
 
De acordo com coordenador da Educação Ambiental da Sema, José Bezerra, a equipe do órgão realizou um diagnóstico dos problemas apontados pelos moradores, como a quantidade de pombos que circulam o local. “Iremos sensibilizar a comunidade, afinal, diante da situação, é provável que o número de pombos aumentou por causa da oferta de alimentos realizada pelos moradores, e a tendência é que outros pombos de comunidades vizinhas se aproximem, pois a alimentação é mais fácil”, destaca o coordenador. 

Em relação ao abandono de animais, outro tema abordado no ciclo de debates, o coordenador acrescenta que “o abandono de animais é um problema que acontece não só em Aracaju, como também no país inteiro. As pessoas não têm a consciência devida, a de ter o cuidado correto com seu animal doméstico, então eles ficam nas ruas e se encontram com outros, se proliferando. O nosso intuito é sensibilizar a população por meio de ações de educação ambiental”. 

Dentre algumas ações sugeridas para a comunidade destaca-se a realização de uma feira para adoção de animais, com um termo de compromisso a ser dado aos cidadãos que forem adotar o animal, a fim de garantir os cuidados corretos que ele necessita.
 
O descarte irregular de lixo foi abordado pelo analista ambiental da Sema, Cleverton Silva. Ele relata que, para a solução da problemática do descarte irregular de lixo, o trabalho da Prefeitura de Aracaju é a transformação dessas áreas. “Estamos com o desafio de pegar esses pontos viciados e fazer intervenções urbanas, os transformando em áreas de convivência. Com esse bate- papo, conseguimos trocar experiências com a comunidade e entender as suas necessidades. Apresentamos o trabalho da Sema e sensibilizamos de uma forma que possam lidar com esses tipos de problemas, pensando na saúde da população e na conservação do meio ambiente”.

Interesse da comunidade
 
A comunidade do conjunto Leite Neto vem contribuindo com o meio ambiente através de práticas sustentáveis, a exemplo da conservação de praças, oferecendo um ar paisagístico a elas com a utilização de pneus e plantas ornamentais, distribuição de porta-sacos para a coleta de fezes de cães e gatos e a criação de uma ‘Gelateca’, denominação dada pelos moradores para uma geladeira velha, que agora serve como uma biblioteca comunitária. 
 
O presidente da Associação de Moradores do conjunto, José Augusto, destaca que procurar a Sema foi a primeira ideia que surgiu quando a comunidade pensou em manter a revitalização da praça. “Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Sema, por meio de sua técnica e experiência e através da educação ambiental, gerando uma mobilização na comunidade, conseguiremos manter a conservação do que estamos construindo. Nosso foco é perceber que, com a ajuda de um órgão ambiental, as pessoas do bairro que ainda não abraçaram essa causa, possam acolhê-la”, afirma. 
 
Carla Rocha, moradora do conjunto há mais de 40 anos, diz que “a praça é um patrimônio do bairro e que durante anos serviu para prática de consumo e venda de drogas. Há cerca de dois anos, quando parte da comunidade se engajou na revitalização dela, objetivando ter uma melhor qualidade de vida, tudo mudou. A gente procura sempre o melhor. É um processo contínuo, mas só a alegria de ver esse ambiente sendo cuidado pela maioria já é gratificante e agora, com o apoio do poder público, fica mais ainda”.