Semict apresenta Projeto Espaço Social no Santa Maria

Indústria, Comércio e Turismo
26/04/2018 16h31

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju deu mais um passo na construção de uma cidade inteligente, humana e criativa. Com a participação da vice-prefeita Eliane Aquino, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) apresentou o Projeto Espaço Social Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel para moradores do bairro Santa Maria e técnicos da gestão municipal.

Eliane Aquino considera a iniciativa “um momento inovador na gestão da Prefeitura de Aracaju” e enaltece a aproximação da Prefeitura com as comunidades na gestão da cidade. “A Prefeitura não é um ser abstrato, ela é cada um de nós; é uma construção coletiva e eu acredito muito nessa transformação social da união entre a gestão pública e as comunidades”, refletiu.

Com uma área de 1.540 m², o espaço será uma extensão da USF Celso Daniel e contará com uma Farmácia Viva, onde serão cultivadas plantas medicinais para tratamentos fitoterápicos; pomar, com espécies frutíferas; espaço de convivência para os moradores; e uma área com arquibancada para práticas integrativas de pilates, reiki, yoga, eventos educativos com foco na saúde e atividades multiculturais e esportivas. No projeto, a rua entre a Unidade e o novo espaço será fechada, servindo de calçadão de integração.

O diretor do programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa na Semict, Ricardo Mascarello, fez detalhada explanação sobre o projeto e explicou como foi concebida a ideia, registrando a diferença entre o projeto de Espaço Social e as praças públicas convencionais. “A ideia surgiu da necessidade de transformar espaços ociosos na cidade, muitas vezes utilizados para descarte irregular de lixo, em espaços com dinâmica social, alinhados ao objetivo da gestão em transformar Aracaju em uma cidade Humana, Inteligente e Criativa. A proposta é promover interação entre a população, com a própria comunidade estabelecendo as funções que vão ter no espaço, tanto na prévia da construção das ideias (as maquetes) quanto na materialização”, explicou, destacando ainda que esse modelo de uso do espaço público gera “troca social, segurança pública e atividades que muitas vezes uma praça convencional não oferece”.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Maria Eliete Santos Jesus, participou da construção da maquete do espaço e ficou emocionada durante a apresentação do projeto e com o sentimento de “pertencimento” na transformação do seu bairro. “A gente não está distante da comunidade, a gente é a comunidade e quando a gente faz parte desse projeto, a gente passa a cuidar dele. Estou muito feliz e emocionada em ver ideias que discutimos transformadas em um projeto”, comemorou.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, Carlos Noronha Neto, elogiou a iniciativa e a importância da somação de esforços entre os diversos órgãos da gestão na melhoria da saúde e na busca de uma cidade mais humana. “O espaço humaniza a saúde municipal e é importante destacar o envolvimento de várias secretarias no projeto. A USF Celso Daniel vai passar a integrar esse espaço com as atividades integrativas da população, a Academia da Cidade, o pomar e a Farmácia Viva, que a gente vai discutir com a comunidade. O importante é que a comunidade fica inserida nesse processo com a manutenção do espaço e também nas ações de prevenção e promoção da saúde”, finalizou.

O programa

O Espaço Social é uma ação do programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa inserida no projeto Aracaju Segura, coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) no Planejamento Estratégico da Gestão, com a participação das secretarias da Assistência Social de Aracaju; da Saúde (SMS); da Educação (Semed); e da Indústria, Comércio e Turismo (Semict).