Projeto da Educação para o Trânsito conscientiza usuários nas unidades de saúde

Agência Aracaju de Notícias
16/05/2018 08h40

Ao andar pela rua e cruzar com uma pessoa com deficiência, raramente nos perguntamos o que o ocasionou a deficiência, por vezes, até, a pessoa passa despercebida diante da rotina agitada do dia a dia. No entanto, o que não nos ocorre é o pensamento de que muita das vezes aquele membro amputado, por exemplo, pode ter sido resultado de um acidente de trânsito o que, em nosso país, atinge, principalmente, os jovens. Isto sem falar no que não está visível aos nossos olhos, mas fica selado na memória de quem perdeu um ente querido para o trânsito.

Para amenizar números que aumentam as médias estatísticas, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, agregando às suas ações corriqueiras, desenvolveu o projeto "Um Minuto para o Trânsito" que, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), leva às unidades de saúde da capital ações lúdicas para informar e chamar a atenção dos usuários para atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença no trânsito.  

O projeto piloto começou a ser desenvolvido no ano passado na Escolinha de Trânsito da SMTT. Por lá, enquanto os usuários aguardavam atendimento, algumas apresentações de conscientização para o trânsito eram realizadas e, com o passar das atividades e também com os índices alarmantes de vítimas do trânsito, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito decidiu alertar os usuários das unidades de saúde. "Acidente de trânsito se tornou um problema de saúde pública em nosso país e os índices são espantosos. Acreditamos que a base de tudo está na educação, na informação e, consequentemente, na conscientização. Justamente por este motivo que decidimos trabalhar nas unidades de saúde, onde encontramos uma parte das pessoas vítimas de acidente", afirmou o coordenador de Educação para o Trânsito, Jorge Luiz da Conceição. 

O trabalho é muito simples e o objetivo é significativo. Ocasionalmente, equipes da Educação da SMTT, com a participação do grupo Cones de Teatro, realizam apresentações de curta duração na sala de espera das unidades de saúde demonstrando situações de perigo no trânsito e alertando para de que forma a população, seja o pedestre, o motorista ou o motociclista, pode atuar de forma a evitar os acidentes de trânsito. Paralelo à apresentação lúdica, alguns panfletos são entregues aos usuários. "Daí vem o nome do projeto ‘Um Minuto para o Trânsito', nesse momento em que o informativo é entregue e os integrantes da equipe conversam com os usuários. É nesse momento também que obtemos o feed back da população e até relatos que nos ajudam a criar novas ações e abordagens com outros focos. Até o momento, temos percebido uma ótima aceitação e é ela que nos mune para continuarmos fazendo o nosso trabalho", ressaltou Jorge Luiz. 

Um dos motivos que faz com que ações educativas façam todo o sentido e tenham importância valorosa é que o Brasil foi classificado como o quinto país do mundo em mortes no Trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Um dado estatístico da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT mostrou que, entre janeiro e março, foram pagas 9.196 indenizações por morte e 62.78 invalidez permanente em todo o país, números menores do que os registrados no ano de 2017, porém, ainda altos. 

Em Aracaju, apesar das ações educativas, foram registrados, até o momento, 1.097 acidentes de trânsito com 15 vítimas fatais. "Num acidente, nunca vai existir dois condutores certos. Pode haver dois errados, mas nunca dois certos. Na absurda maioria das vezes, os acidentes de trânsito são causados por irresponsabilidades banais que acabam custando a vida de inocentes. O projeto vem para prevenir essas ações irresponsáveis", reforçou o coordenador.

Maio Amarelo

Para fortalecer as ações voltadas para a conscientização no trânsito, durante o mês de maio, a SMTT realiza a quinta edição do Maio Amarelo que, neste ano, tem como tema "Nós Somos o Trânsito". As ações da SMTT integram uma programação estadual que é realizada também pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia de Polícia do Trânsito (CPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Sesi e órgãos municipais de trânsito do interior do Estado.
Confira a programação .