Coqueiral ganha contornos urbanísticos humanizados com obra estruturante

Obras e Urbanização
16/05/2018 12h28

Há uma cantiga popular que diz "se essa rua, se essa rua fosse minha". Entre a poesia e a realidade, há lugar para os cidadãos expressarem o sentimento de satisfação ao percebem o poder público cumprindo suas funções constitucionais e trabalhando para melhorar a vida das pessoas. É isto que vem acontecendo nas ruas do bairro Coqueiral da Sagrada Família, zona Norte da cidade, através de uma obra estruturante que representa uma das maiores transformações urbanísticas já feitas no local e que hoje apresenta um cenário bem mais adequado para se viver.

O projeto modernizador que valoriza os aspectos de humanização nas mudanças do bairro inclui saneamento básico em 23 ruas, a maior parte delas já finalizada, a implantação de drenagem pluvial, pavimentação, esgotamento sanitário, abastecimento de água, contenção de encostas com alvenaria e pedras e implantação de passeios.

Também está sendo criado uma espécie de anel viário que corta o Coqueiral e permite o acesso à avenida Paulo Figueiredo. Com isto, a mobilidade será ampliada e serviços públicos, que até pouco tempo não chegavam até a parte mais alta do local, serão viabilizados. Tudo isto foi possível graças ao empenho da Prefeitura de Aracaju que, em parceria com o Governo Federal, investe aproximadamente R$ 6,1 milhões no bairro que, lamentavelmente, foi negligenciado nos últimos anos.

Com cerca de 60% já executada, a obra já revela uma nova face do Coqueiral, mais urbanizada, humanizada e marca uma nova fase na vida dos moradores, como explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "Superada a fase de consolidar a base e sub-base, de agora até a sua finalização a obra vai se concentrar na pavimentação de ruas, complementação da rede de drenagem, construção de encostas, enfim, um conjunto de ações que serão harmonizarão a paisagem e oferecerá uma nova vida à aquela comunidade. Esta é a função precípua de cada obra executada nesta gestão do prefeito Edvaldo Nogueira", detalha Ferrari.