Saúde celebra Semana de Enfermagem com honrarias aos profissionais do SUS de Aracaju

Saúde
16/05/2018 19h13

Em comemoração à Semana da Enfermagem, iniciada no último dia 12, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) homenageou nesta quarta-feira, 16, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), os profissionais que se destacaram nos serviços das Redes de Urgência e Emergência (Reue), de Atenção Especializada (Reae), de Atenção Psicossocial (Reaps) e de Atenção Primária (Reap).

Também houve uma palestra sobre o Empoderamento da Enfermagem, e o seu papel nas equipes, com a representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Michely Filete. Segundo o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, que elogiou a categoria, para se construir um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade aos usuários, a gestão necessita de profissionais comprometidos.

"Um exemplo disso são os nossos servidores, pois trabalhar como enfermeiro, auxiliar ou técnico da saúde, é dedicar boa parte de sua vida ao cuidado das outras pessoas. O valor desta tarefa reside em benefícios vitais trazidos para a sociedade e na manutenção do bem-estar da população", explicou.

Sensibilização

Logo após a breve cerimônia de abertura do evento, a palestrante a chefe da divisão de fiscalização do exercício profissional do Cofen/SE, Michely Filete, falou sobre o Empoderamento da Enfermagem e seu papel na equipe.

"O objetivo principal é chamar atenção dos profissionais de saúde quanto à importância do papel que ele executa dentro da equipe, trazendo reflexões sobre as principais atividades e suas responsabilidades. Buscamos chamar atenção para o que de fato o profissional precisa para se empoderar, além de fazer um alerta quanto ao seu papel principal na equipe", ressaltou Michely.

O presidente do Conselho de Enfermagem (Corem/SE), Diego Rafael, ficou sensibilizado com a homenagem. "Ficamos muito satisfeitos ao observar a sensibilidade da SMS, em homenagear estes profissionais que, ao longo dos anos, vêm contribuindo com assistência de qualidade à saúde", reconheceu.

Importância da profissão

A Semana da Enfermagem, iniciada no último sábado, 12, Dia do Enfermeiro, será encerrada no próximo domingo, 20, com a celebração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Para a coordenadora da Rede de Atenção Primária da SMS, Monalisa Fonseca, a enfermagem é uma profissão que lida diretamente com o cuidado, a educação e a pesquisa.

"Os profissionais da saúde se encontram envolvidos nas ações educativas, executando a arte do cuidar de forma diferenciada, resgatando o modelo assistencial existente no país através da estratégia saúde da família, e preservando a história da enfermagem. Além disso, a autopercepção, o controle de emoções, a automotivação, a empatia e as habilidades sociais são fatores essenciais para atingir a excelência na assistência da enfermagem", pontuou Monalisa.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da Rede de Atenção Primária da SMS, Larissa Lôbo, existem enfermeiros em todas as áreas da SMS, da assistência à gestão. "Os enfermeiros são indispensáveis na atenção básica. Eles são responsáveis pelo planejamento familiar; pela puericultura, ou seja, o cuidado com as crianças desde a gestação até a puberdade; pelo controle da hipertensão; pelos curativos, testes rápidos, vacinações e exames de lâmina, além da educação em serviço, que é de fundamental para os profissionais e usuários se reeducarem na rotina da unidade", elencou.

Homenagens

Foram homenageados aos profissionais da saúde pela Reap: Heyne Rejane Costa de Araújo; Dênia de Azevedo; Ângela Luiza Santos; Valdira Oliveira Lobo; Jineide Oliveira Santos e Hortência Maria Nicácio Nogueira. Pela Reue: Lincoln Vitor Santos; Elielma Alves de Sá; Lígia Maria Pinto dos Santos; Mônica Ferreira da Silva e Carla Patrícia Roberto dos Santos. Pela Reaps: Luciana Alves Fernandes; Andreia Rodrigues Alves; Rosimeire Prado Maynart; Jucélia de Santana Santos e Syneide de Almeida Araújo. E pela Reae: Danielle Silveira da Silva Diniz; Elenalda Ferreira dos Santos; Iracema Araujo dos Santos Vital; Acácia Maria de Souza e Janete Lima de Jesus.