Fazenda investe em modernização e automatiza procedimentos financeiros das secretarias

Fazenda
16/05/2018 19h21

Uma nova ferramenta, desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), vai automatizar e modernizar os processos de repasse financeiro e pagamento realizados pelos órgãos ligados à Prefeitura de Aracaju (PMA). O mecanismo foi apresentado nesta quarta-feira, 16, em reunião entre a Coordenadoria de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis) da Semfaz, e representantes de cinco secretarias: Governo, Planejamento e Gestão, Assistência Social, Infraestrutura e a própria Fazenda

"Trata-se de um mecanismo que facilitará o trabalho dos servidores das Diretorias Administrativas e Financeiras da PMA, proporcionando agilidade, segurança e redução de custos nos processos", esclareceu o coordenador da Cogesis, Marcos Dias. Segundo ele, com a adoção da ferramenta, todo procedimento que antes era feito manualmente passará a ser online, acabando com o grande fluxo de emissão de papel e a necessidade de deslocamento de servidores para o andamento de determinados processos.

"No modelo anterior, para realizar um repasse financeiro da Fazenda para qualquer outra secretaria era necessário que um funcionário do órgão solicitante levasse o pedido, acompanhado de uma planilha e ofício informando a demanda. Isso, além de gastar tempo, também envolvia um consumo de papel e outros recursos, como gasolina, por exemplo. Com a automatização, todo procedimento será online. A análise e liberação de recurso será mais ágil e totalmente monitorada, inclusive com envio de e-mails automáticos registrando cada passo", detalhou.

O pagamento dessas solicitações, através do sistema Caixa Programado, é uma parceria com a Caixa Econômica Federal, que também faz parte desse processo. "Tudo foi pensado de forma a garantir o controle dos gastos públicos, a desburocratização e a modernização dos procedimentos, beneficiando especialmente os servidores responsáveis por esses procedimentos", informou Marcos Dias, lembrando que todos os órgãos municipais passarão por treinamentos como o de hoje.

Para o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, a implantação da ferramenta de solicitação eletrônica de repasse entre as secretarias e a Fazenda, assim como o pagamento eletrônico, que terá como base as informações que já estarão no sistema contábil, sem a necessidade de elaboração de borderô ou documentos físicos, evitará retrabalho e possíveis erros.

"Consequentemente, teremos maior confiabilidade aos números e segurança. Sem dúvida, um avanço nesse processo. Esperamos que nesta fase os órgãos analisem e avaliem as soluções propostas, apresentem sugestões para que a gente possa melhorar ainda mais", enfatizou.