Apresentação de coral encerra semana em comemoração ao Dia das Mães

Saúde
18/05/2018 17h36

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que fica no Centro de Especialidade Médica de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), promoveu uma Semana de Ações em comemoração ao mês dedicado às mães. Os eventos foram realizados pela equipe de trabalhadores da Saúde e contou com palestras, atividades lúdicas, dança, teatro, brindes e apresentação de coral.


De acordo com a gerente do CER II, Mylena Amaral, o objetivo da ação foi proporcionar às mães uma semana de cuidados especiais. "Essas mulheres se dedicam exclusivamente aos filhos. Muitas largaram emprego, estudo e outras atividades só para cuidar deles, mas acabaram esquecendo-se de cuidar delas mesmas. Então durante esta semana, toda a equipe se mobilizou para fazer dessas ações uma semana de cuidados especiais para elas", explicou.


Ainda segundo a gerente, as atividades iniciaram na manhã da última terça-feira, 15, com as oficinas de dança. "No dia 16, os alunos do estágio de fisioterapia da UFS, fizeram um momento de relaxamento e alongamento com as mães. Na quinta, 17, houve oficina de confecção de fantoches, realizada pela Biblioteca Infantil, e palestra sobre Autocuidado apresentado pelo Programa Saúde da Mulher, que falou da importância dos cuidados de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, além da realização de atividades de promoção à saúde da mulher”, complementou.


De acordo com a avó do paciente Emanuel, Tânia Santos, ela representa uma segunda mãe para ele. "Foi muito bom, pois consegui relaxar. Trouxe meu neto e compartilhamos esse momento, que mostra que independente das deficiências dos nossos filhos, somos todos iguais. Precisamos de incentivos assim para sair da rotina do tratamento, e essa também é uma oportunidade de criar um vínculo entre as mães e os funcionários do CER II. Agradeço a todos que atendem meu neto, pela dedicação e carinho que tem por nós", falou.


A semana de socialização e alegria para os pacientes se encerrou com a apresentação do Coral da Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social em Sergipe (Sindiprev). "Encontros como estes promovem a socialização e a autoestima dos pacientes e das acompanhantes. A nossa maior alegria é ver o sorriso no rosto de cada família. Esse apoio é essencial no desempenho de nossa equipe, para atender cada vez melhor os nossos pacientes", destacou Mylena.