Emurb reforça canal em comunidade do Santa Maria

Obras e Urbanização
18/05/2018 17h00

Um dos locais mais populosos e com características socioeconômicas bastante díspares da cidade também é onde a Prefeitura de Aracaju tem mais trabalhado para corrigir as distorções históricas e melhorar a vida da comunidade do bairro Santa Maria. Desde 2017, a gestão municipal já recapeou as avenidas Alexandre Alcino e Juarez Conrado Dantas; desenvolveu terraplenagem no loteamento Paraíso do sul e Jardim Recreio; está construindo um ponto de apoio para os ônibus que fazem o transporte coletivo; retomou obras estruturantes no loteamento Senhor do Bonfim, e nas invasões da Terra Dura e Santa Maria; além de reinício da urbanização do conjunto Padre Pedro.

Todo este trabalho na localidade tem por objetivo equacionar os problemas sociais e estruturais que sempre marcaram o bairro. Embora tenha sido o próprio prefeito Edvaldo Nogueira quem tenha investido cerca de R$ 60 milhões no mandando anterior no Santa Maria, houve um retrocesso nos últimos anos que impediram a sequência da aplicação de políticas públicas articuladas que resgatem a dignidade daquela comunidade.

Seja com obras estruturantes ou serviços complementares a administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), faz o dever de casa e trabalha com isonomia e equidade, princípios necessários no setor público que tem sido norte nesta gestão.

Na parta mais alta do Santa Maria, já nas imediações do Morro do Avião, a empresa municipal está realizando a limpeza do canal e reforçando as contenções que atuam como proteção aos moradores das ruas próximas, impedindo que as águas das chuvas ultrapassem o canal e siga para a área residencial.

A medida é importante para garantir o fluxo das águas pluviais e assegurar a estabilidade do morro, reforçando a estrutura e evitando a descida de material arrastado pelas chuvas. Com este serviço a Emurb continua presente no Santa Maria desenvolvendo ações e se fazendo presente no cotidiano dos cerca de 35 mil moradores do local, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).