Prefeitura realiza intervenção sobre abuso e exploração sexual no Aeroporto Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
18/05/2018 16h38

Com o objetivo de alertar à população aracajuana e os turistas sobre o perigo dos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma intervenção social, no Aeroporto Internacional Santa Maria, manhã da última sexta-feira, 18 de maio. 
 
As práticas de abuso e exploração sexual são enquadradas penalmente como corrupção de menores (art. 218) e atentado violento ao pudor (art.214) e resultam, respectivamente, de um a quatro anos de reclusão e de seis a dez anos de cárcere. Segundo dados do Disque Denúncia, em 2014, 91.342 crianças ou adolescentes sofreram casos de violência, sendo que a violência sexual aparece em quarto lugar. 
 
Apesar da dureza da legislação vigente e a recorrência dos casos, o número de crianças e adolescentes que passam por abuso e/ou exploração sexual não deve ser mensurado pelas estatísticas, porque muitas pessoas não chegam a denunciar os crimes, por medo de algum de represália. Neste sentido, a Secretaria da Assistência está desenvolvendo inúmeras ações durante todo o mês de maio para o fortalecimento da rede de proteção aos grupos vulneráveis. 
 
Segundo a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, o objetivo da ação é fazer com que a população se conscientize da importância de proteger as crianças e os adolescentes. “Para nós, o respeito e o cuidado com as nossas crianças é fundamental em qualquer momento. O que queremos é conscientizar a sociedade quanto ao perigo que este público está exposto e pedir para que se juntem a nós no combate dessas práticas criminosas”.  

De acordo com a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, a Prefeitura de Aracaju realiza atividades constantes de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mas precisa do apoio da população para efeitos mais eficazes de suas ações. “Toda forma de exploração é um violência contra o ser humano. No caso da exploração sexual de crianças e adolescentes, quando essas pessoas são impossibilitadas de se defender e vão carregar sequelas para a vida toda, a prática se torna ainda mais grave. Nós, da Prefeitura de Aracaju, em todo o seu território de atuação tentamos minimizar esse problema com campanhas e atendimentos especializados. Realizamos todo um trabalho para que essa temática chegue à sociedade e que ela se sensibilize e lute junto com o poder público para erradicar esse problema”, explica. 
 
A atividade no Aeroporto Santa Maria contou com um esquete teatral e uma coreografia de ballet executada por crianças usuárias dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) mantidos pela Secretaria da Assistência. As apresentações ocorreram na sala de desembarque, enquanto alguns moradores de Aracaju e turistas retiravam suas bagagens da esteira rolante. 
 
André Dantas trabalha no Aeroporto Internacional Santa Maria há 10 anos e tem contato diário com uma grande quantidade de pessoas. Ele acredita que a ação realizada pela Prefeitura não só informa a população sobre a existência desses crimes, que por vezes são silenciados, mas também inibe a ação de pessoas que chegam para realizar o turismo sexual na capital sergipana. “Trabalhando no aeroporto diariamente nós vemos de tudo acontecer. E é muito importante que essa equipe esteja fazendo essa intervenção para que as pessoas que desejem vir a Aracaju para praticar crimes terríveis como esses saibam que aqui existem equipes de proteção vigilantes dos direitos das crianças e dos adolescentes. 
 
Iraneide Campos é aracajuana e voltava de viagem do Rio de Janeiro. Para ela, o acesso à informação é muito importante. “Nós precisamos dialogar cada vez mais sobre esse tema. A população precisa estar esclarecida e saber que o abuso e a exploração sexual podem acontecer na casa de qualquer família, independente das características dela. Quanto mais informação nós temos é melhor”. 
 
“Eu tenho uma netinha de cinco anos e sou muito apaixonado por ela. Pensando nela e em tantas outras crianças da nossa cidade, digo que essa ação da prefeitura é fundamental para a construção de uma cidade melhor para todos. Temos que lutar para que essas pessoas mal intencionadas não tirem a inocência e a alegria das nossas crianças. Estou junto nessa campanha”. Jean Carlo, técnico petrolífero, que passou uma temporada em Fortaleza, no Ceará.