Escola de Artes Valdice Teles recebe projeto Espiral de Ervas Medicinais

Cultura
19/05/2018 22h00

Em clima de harmonia e muita música, crianças e adultos construíram um espiral de plantas medicinais, aromáticas e comestíveis, na tarde deste sábado, 19, no jardim da Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Esta ação foi promovida com o objetivo de estimular as pessoas ao consumo e a plantação de ervas, evitando assim o uso de remédios laboratoriais.

Para a diretora da Valdice Teles, Mariana Galvão, com a construção do espiral, a unidade fica de cara nova e incentiva os alunos e o público em geral sobre a importância do uso das plantas medicinais. “Esta mudança na entrada da escola trouxe um ambiente mais agradável”, destacou.

De acordo com o idealizador do projeto e ativista de causas sociais e ambientais, Chaski Aguilar, esta iniciativa de ‘permacultura’, busca incentivar e conscientizar a população para aumentar o consumo de ervas naturais em pequenos tratamentos, substituindo, então, pelos farmacêuticos. “A ideia do projeto é construir mais de 600 espirais em Aracaju, principalmente nos bairros com maior número de farmácias”, informou.

A cantora colombiana Paola Alejandra participou da ação e acredita que o espiral construído incentiva trazer as práticas esquecidas pelos humanos, como o cuidado pela terra. “É através da música que eu tento sensibilizar as pessoas para cuidar do bem mais sagrado e precioso que é a nossa terra. A partir dela é que tiramos tudo para a nossa sobrevivência”, afirmou.

Durante o evento, o aluno do curso de Desenho da escola de artes, José Carlos, agradeceu pela participação e prestigiou a ação promovida, justificando como inovadora. “Estou muito feliz pelo convite e pela organização do projeto. Desde quando entrei na escola nunca presenciei uma atividade tão diferente e moderna”, ressaltou.