Assistência leva famílias atendidas pelos Cras ao Parque da Sementeira em mais uma edição do IntegraSER

Assistência Social e Cidadania
20/05/2018 19h43


Mais de 800 pessoas foram ao Parque da Sementeira na tarde deste domingo, 20, em mais uma edição do projeto ‘IntegraSER’, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social. O objetivo foi de fortalecer os vínculos familiares das famílias atendidas pelos 16 Centros de Referência da Assistência Social através de diversas ações educativas, esporte e lazer.
 

Uma tarde em família, mas dessa vez fora do comum, no parque com direito a muitas brincadeiras, aprendizados, diversão, música e muito amor para compartilhar entre os entes e amigos. Foi nesse clima que a Assistência Social de Aracaju recebeu centenas de famílias no Parque da Sementeira. “É uma iniciativa que traz essas famílias para ocuparem espaços públicos, mostrando a essas pessoas que elas têm o direito de ocupá-los. Essas atividades aqui desenvolvidas, fortalecem os vínculos familiares dessas pessoas e também seus círculos de amizade. Queremos, a partir desse projeto, fazer com que pais, filhos, tios e avós se interajam cada vez mais, se conheçam e compartilhem esses momentos felizes. É uma forma de promover a Assistência no município e de levar à essas pessoas possibilidades de muito lazer”, observa a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha.
 

A ação teve oficinas de dança, desenho sensoriais e plantação de plantas, terapia Reiki, circo dentre outras opções de lazer, além de informações sobre benefícios sociais como Bolsa Família e também auxílio voltados ao desligamento do sinal analógico, com os parceiros Seja Digital.“Estamos ofertando a todas essas famílias, que são atendidas pelos 16 Cras, uma tarde repleta de oficinas, informação e interação, cujo é o nosso principal objetivo. Este dia é também uma forma de comemorar o Dia da Família, comemorado no dia 15 de maio. É uma maneira de fazer com que essas pessoas fortaleçam os seus laços, sejam eles entre pais e filhos, tios e sobrinhos ou amigos”, destaca a diretora da Proteção Social, Inácia Brito.
 

De acordo com as coordenadoras dos Cras Santa Maria e Risoleta Neves, o IntegraSER fez com que muitas das famílias beneficiadas despertassem sobre a importância de dividir momentos como esses. “Sem dúvidas foi uma realização muito importante devido aos fatores sociais nos quais vivem muitas dessas famílias. Aqui eles tiveram a chance de fazer algo diferente do dia-dia e fortalecer o sentimento de pertencimento diante dos espaços públicos, mostrando que eles também podem e tem o direito de ter acesso a um parque como esse, por exemplo”, analisa a coordenadora do Cras Santa Maria, Milena Rocha.
 

“Muitas dessas famílias não têm a oportunidade de aproveitar momentos de lazer com conjunto e nós, através da Prefeitura de Aracaju, estamos garantindo a eles essa tarde de diversão, de aproveitar o parque ao domingo, que às vezes é uma opção restrita, distante das famílias da zona norte, então conseguimos garantir esse momento lindo repleto de bons significados”, destaca a coordenadora do Cras Risoleta Neves, Shauna Freire.
 

A dona de casa Ana Izabel acatou o convite feito pelo Cras Jardim Esperança e trouxe os seus dois filhos. “Ficamos muito contentes com tudo proporcionado. Eu acredito que ocasiões como essa aproximam cada vez mais as famílias que podem participar. Viemos aproveitar esse dia diferente, saindo um pouco da rotina”, conta.
 
Em sua segunda edição, o evento contou com a parceria de outras secretarias municipais como a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Guarda Municipal de Aracaju e Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte.