Saúde garante assistência aos usuários do Centro-Dia de Referência Josevaldo Bezerra de Andrade

Saúde
22/05/2018 17h18

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), oferta serviços especializados com atividades para as pessoas com deficiência em situação de dependência, vulnerabilidade ou risco. Nesta terça-feira, 22, o atendimento aconteceu no Centro-Dia de Referência Josevaldo Bezerra de Andrade, onde foram desenvolvidas atividades que permitem a convivência em grupo, o fortalecimento das relações pessoais e o acesso a oficinas educativas que buscam a autonomia dos usuários.

Segundo a educadora física do Nasf, Cristiane Rocha, o trabalho de assistência em Aracaju é realizado por equipes de profissionais, que incluem farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, todos trabalhando em conjunto, apoiando as Unidades de Saúde da Família (USFs).

"Desenvolvemos atividades para o cidadão aracajuano e usuário do sistema público de saúde, onde ele é atendido e acompanhado por um ou mais especialistas. Basta ir à USF da sua região, onde tem o atendimento clínico inicial e, a partir daí, ele é encaminhado para as categorias profissionais, caso haja necessidade", explicou Christiane.

Ainda de acordo com Christiane, o Nasf trabalha na melhoria e ampliação do atendimento clínico, e na educação em saúde para a população. "Hoje vamos trabalhar a parte cognitiva e emocional, pois dentro do processo de trabalho são feitos atendimentos individuais, atividades educativas e terapêuticas, ações preventivas, atendimentos individuais, familiares, compartilhados, rodas de conversa e palestras com temas relacionados à saúde, em todo o ciclo de vida do usuário", disse.

A auxiliar administrativa do Centro-Dia, Ana Lúcia Menezes, informa que a umidade oferta serviços às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária.

"São usuários do serviço, prioritariamente jovens e adultos de 18 a 59 anos, em situação de dependência, com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou com múltiplas deficiências, que necessitam de apoio para realizar suas atividades. O nosso serviço oferece diversas oficinas, trabalha a autonomia, a independência da pessoa com deficiência. Muitos chegam aqui e, a partir das atividades, saem do estado depressivo em que se encontravam. É muito gratificante poder trabalhar com esse público e dar apoio às famílias", revelou Ana.

Para o usuário Marcos dos Santos, as idas às atividades são aguardadas com expectativa. "Eu gosto muito de vir aqui, porque aprendo muitas coisas com essa equipe", comentou, lembrando da época que teve dificuldade de encontrar um local onde pudesse ter acesso a um serviço especializado.

Segundo a psicóloga do Nasf, Cláudia Mara, algumas ações também são realizadas no Estádio João Hora. "Lá temos mais espaço para trabalhar outras atividades como circuitos, corridas, e coordenação motora. Ainda definimos as atividades a serem desenvolvidas, de acordo com as condições de acesso, com as dificuldades a serem superadas, conjuntamente com os resultados que obtemos durante o acompanhamento da nossa equipe", informou.