Intersetorialidade: Saúde e Sejesp promovem projeto para jovens nos polos da Academia da Cidade

Saúde
22/05/2018 18h22


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do programa Academia da Cidade (PAC), e a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), estão promovendo o Projeto Construindo Valores, voltado para jovens das comunidades onde há polos do PAC. A fase inicial desse projeto está acontecendo desde a semana passada, sempre às terças e quintas-feiras, das 15h30 até às 17h, na Praça Franklin Roosevelt, bairro América.

 

De acordo com o coordenador do PAC, Magno Carvalho, este projeto integra uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju, que busca a intersetorialização entre as secretarias e órgãos municipais. “No PAC, cerca de 90% do nosso público é formado por idosos. Para atrair mais jovens, decidimos incluir outras modalidades esportivas. Sendo assim, construímos este projeto em conjunto com a Sejesp, pois eles são responsáveis pela promoção do esporte e lazer em Aracaju. Nos reunimos e resolvemos começar pelo Bairro América, onde já temos 35 crianças e adolescentes inscritos. O próximo bairro será o Coroa do Meio. Por enquanto, estamos somente com o futsal, mas a proposta é que tenhamos mais escolinhas de esportes diversos: basquete, vôlei, e handball”, informou Magno.


Aproveitamento


O coordenador explicou que um dos objetivos é fazer com que estes jovens permaneçam praticando exercícios, pois os índices de sobrepeso e obesidade vêm aumentando em Aracaju. “Temos que buscar ferramentas para diminuir estes números e o esporte é uma delas. Incluir toda família é uma outra estratégia nossa. Observamos que o avô ou a mãe, por exemplo, faziam atividades no polo e levavam os jovens junto apenas para observar. Agora, com o suporte da Sejesp, passaremos aproveitar essas presenças, proporcionando, ao mesmo tempo, mais saúde e lazer”, evidenciou.


Com essa iniciativa, a gestão ainda abre a possibilidade de requalificar os espaços públicos. “Porque quando as pessoas passam a utilizá-los mais, elas passam também a cuidar e zelar mais pelo espaço. Então não é somente uma questão de saúde, mas de diminuição da vulnerabilidade social”, acrescentou Magno.


Inclusão Social


O professor de Educação Física da Sejesp, Bruno Sabino, integrante da equipe que atuou hoje no polo do Bairro América, afirma que a junção com o PAC tem um papel não só de cuidar da saúde, mas de garantir a inclusão social e um futuro mais digno para crianças e adolescentes. “Vamos fazer o máximo para que esse trabalho com a SMS dê certo, pois ele pode tirar os jovens da ociosidade que leva ao mal caminho. Este projeto serve para todos e, através dele vamos ajudar quem está no mundo das drogas, quem não está estudando. Enfim, vamos tentar desenvolver um lado social positivo para estas comunidades”, frisou Bruno.


O estudante do Colégio Estadual João Costa, Tássio Gustavo Alves Gama, concorda com o professor Bruno, e reforça que o projeto está renovando valores. “Ele realmente está tirando as crianças e os adolescentes das drogas, e influenciando os jovens a frequentar mais a praça. É um projeto muito legal, e meus amigos e eu estamos gostando. Comecei a fazer parte através do meus pais, que já participavam das aulas da Academia da Cidade antes”, revelou.