Prefeitura apresenta Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Assistência Social e Cidadania
23/05/2018 16h10

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais da Assistência Social e Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou a Apresentação da Campanha 2018 de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Hotel Comfort, bairro Coroa do Meio.

Com o objetivo de sensibilizar o trade turístico de Aracaju à necessidade da união de esforços no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a equipe da Secretaria da Assistência explicou as ações desenvolvidas desde janeiro de 2017 sobre o tema e distribuiu peças publicitárias que deverão estar expostas nos bares, restaurantes e hotéis participantes do evento. A atividade contou também com a apresentação da peça teatral “Mala sem Alma”, do Coletivo Teatro de Mala.

De acordo com o coordenador da Proteção Social Especial da Assistência, Jonathan Rabelo, a parceria com o a área de turismo é fundamental para o enfrentamento aos casos. “Estamos nesse trabalho com o trade turístico para que eles possam ser parceiros nas ações que já desenvolvemos. Debatemos com muita frequência esse tema em escolas, associações, na comunidade como um todo e o setor de turismo é um aliado muito importante no enfrentamento principalmente à exploração sexual, que é um dos gargalos que precisamos superar, por conta do baixo índice de notificações existentes”.

O secretário da Semict, Jorge Santana, acredita que por meio da união de esforços é possível fortalecer a rede de proteção em favor das crianças e dos adolescentes. “O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema grave, que exige de todos nós, do setor público e do setor privado, ações efetivas para o seu enfrentamento. É com esse objetivo que nos somamos à Assistência Social na mobilização do empresariado, sobretudo do trade turístico, para unirmos esforços em favor dessa causa”, explicou.

Para Ewerton Nunes, diretor do Coletivo Teatro de Mala, a arte é uma forma de tocar em assuntos áridos de uma forma mais leve e também levar informação. “Acredito na importância da mobilização da rede de proteção socioassistencial para evitar as situações de abuso e exploração sexual. Falamos hoje para pessoas da área turística e trouxemos a mensagem da vigilância constante, porque infelizmente a prática desses crimes ainda são recorrentes. É preciso que a sociedade entenda que as crianças e adolescentes são vítimas dessas práticas, que elas não têm qualquer culpa da incidência da violência e que precisamos voltar o nosso olhar para o agressor, para que ele seja devidamente responsabilizado”.

A representante da Setur, Lourdes Moreira, concorda que a arte tem se mostrado um meio bastante interessante para sensibilizar as pessoas sobre o tema e que sempre é preciso buscar novas formas de levar informação â sociedade. “Esse evento trouxe uma gama muito grande de informações aos empresários e profissionais que trabalham nos bares, restaurantes e hotéis, para que eles possam ter uma visão diferenciada quanto à exploração de crianças e adolescentes. Esperamos que cada vez mais eles possam aderir a essa parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo,
 através do Prodetur, e a Prefeitura Municipal de Aracaju”, afirmou.

Manoel Lisboa é presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Sergipe. Para ele, é imprescindível que a hotelaria esteja participando fortemente dos diálogos de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. “Aceitamos prontamente o convite. A hotelaria está engajada nesse processo e nós viemos ouvir quais as novidades sobre o tema. Eu estou levando todas as peças gráficas relacionadas à campanha que foi apresentada e com toda certeza vou passar para os meus colegas tudo que foi discutido aqui. Estamos juntos no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Sergipe”.

Atuação da Assistência

O enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes já é um assunto bastante discutido na Secretaria da Assistência Social. Desde janeiro de 2017, foram muitas as abordagens sociais em toda a cidade de Aracaju, com destaque para a Orla de Atalaia, Mercado Central e Terminais Rodoviários, além das intervenções sociais no Aeroporto Internacional Santa Maria, realização e participação em seminários intersetoriais de combate ao abuso e exploração sexual em diversas entidades, incluindo instituições religiosas e organizações não governamentais. Minicursos ministrados para profissionais da Prefeitura de Aracaju, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância das notificações dos casos, rodas de diálogo com profissionais e com a comunidade, e reformulação do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual.