Centro de Testagem e Aconselhamento da Saúde realiza exames rápidos na Prefeitura

Planejamento e Orçamento
23/05/2018 16h30

"Este serviço de exames preventivos é fundamental para que nossos servidores trabalhem melhor pelos aracajuanos. Não é só honrar com pagamento em dia e dar melhores condições de trabalho, é deixar os servidores física e mentalmente saudáveis". Estas foram as palavras do prefeito Edvaldo Nogueira em sua visita ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, estacionado na área externa do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Prefeito Aloísio Campos durante toda a manhã desta quarta-feira, 23.
 
O evento faz parte do programa Servidor Saudável, executado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e está entre os projetos do Planejamento Estratégico que engloba uma série de iniciativas visando a promoção da qualidade de vida dos servidores e dos aracajuanos. "É nosso dever criar condições necessárias de bem-estar para os servidores municipais, cuidar daquelas pessoas que precisam de uma boa saúde para cuidar dos outros", pontuou o prefeito.

Já o secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, acrescentou que, além de educativa, a ação teve o caráter preventivo. "Hoje os servidores do Centro Administrativo da Prefeitura tiveram a oportunidade de realizar diversos testes rápidos para saber sua condição de saúde. Esta gestão tem prezado pelo cuidado do seu maior patrimônio, que é o seu corpo de servidores e, claro, a sociedade. E é por isso que desenvolvemos esse projeto (Servidor Saudável), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, porque um servidor com o físico, a mente e o emocional equilibrados proporciona melhor rendimento em seu ambiente de trabalho e, consequentemente, em outros ambientes", pontuou.
 
Ao todo foram atendidas 150 pessoas, entre servidores e cidadãos da região. De acordo com a assessora técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju, Débora Kelly de Oliveira, foram realizados 600 testes rápidos nas quatro horas que o CTA itinerante esteve em ação. Ela atribuiu a grande procura à dificuldade que as pessoas têm de sair do local de trabalho para realizar exames.

"A gente disponibiliza uma tecnologia na qual o resultado do exame é entregue rapidamente, em cerca de 20 minutos. Esse é mais um motivo para que as pessoas façam os testes para saber o seu diagnóstico, seja no CTA itinerante, um veículo adaptado, onde são realizados testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. O atendimento é feito de forma sigilosa, e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por um equipe de profissionais de saúde que orienta sobre o resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo", destacou.

Entre os servidores que fizeram o teste estava a assistente administrativo da Seplog, Graziele Novais, que parabenizou a ideia. "Esta é uma ação importante porque, às vezes, nós não temos tempo para fazer esses exames fora e, hoje, a gente pode tirar uns poucos minutos do nosso trabalho para saber como está nossa saúde. São testes que todo mundo deve realizar, principalmente aqueles que têm uma vida sexual ativa, mas que, às vezes, não se preocupam com os riscos gerados pela falta de prevenção. E além disso, tem a questão da hepatite que pode ser transmitida através do uso de materiais não esterilizados, entre outros fatores. Por isso, devemos estar sempre atentos e sempre procurar fazer exames como esses para manter a saúde em dia", destacou.

Atenção

Estimativas do Ministério da Saúde apontam que há muita gente com o vírus, mas que não tem o diagnóstico, e é neste sentido que se faz importante a realização do exame. Débora Kelly explicou que o diagnóstico precoce ajuda no tratamento mais rápido das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Ela também alertou que a sífilis e as hepatites B e C, quando no estágio inicial podem ser tratadas e curadas. No caso da hepatite B, tomar a vacina, disponível para toda a população, é fundamental. Já com relação ao HIV, que é uma doença que ainda é crônica e não tem cura, a assessora técnica disse que o uso dos medicamento retrovirais auxiliam no tratamento resultando numa melhor qualidade de vida aos portadores da infecção viral.