Saúde encerra atividades da Semana da Enfermagem com roda de conversa no Cemar

Saúde
23/05/2018 23h00

O Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos encerrou as atividades da Semana da Enfermagem com uma roda de conversa sobre o tema “Comida e Sexualidade: uma abordagem feminina do comer” para as servidoras do órgão. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 23, no auditório da unidade.

A palestra foi ministrada pela nutricionista Leise Nascimento e a proposta foi trabalhar com o tema trazendo o aspecto fisiológico, que está relacionado à ingestão de alimentos e o aumento da libido. “A crença de que alguns alimentos têm efeito no aumento da sexualidade (como amendoim, catuaba e gemada, por exemplo) deve ser desmistificada, pois a história dos supostos afrodisíacos não tem efeito científico comprovado”, afirmou.

Entretanto, a nutricionista acrescenta que alguns estudos apontam que algumas substâncias fitoterápicas podem ter algum efeito. “Um exemplo é a maca peruana, que é um estimulante. Ela melhora o vigor físico e a disposição sexual feminina. Tem também o tribulus terrestres. Alguns estudos mostram que ele pode ser um análogo da testosterona e, nesse caso, pode aumentar também a disponibilidade para os homens. Esses produtos são vendidos em forma de pó ou em cápsulas nas lojas de produtos naturais. As pessoas usam muito para praticar atividade física, pois aumenta a massa muscular e a energia”, relatou.

Leise citou ainda a argenina, por ser um aminoácido que pode ser manipulado e usado junto com alguns alimentos, tendo um efeito vasodilatador, o que é bom para a ereção masculina. “E no caso da mulher, a argenina é boa para ficar mais disposta para o ato sexual. Outro exemplo é a coenzima Q10, que é produzida normalmente no nosso organismo e estimula a produção de energia pela célula. Com o passar dos anos e dependendo da alimentação, nosso organismo vai reduzindo a produção desta substância. Então o ideal, se há falta de vigor, é usar a coenzima, pois além do aspecto sexual, ela tem sido muito interessante para melhorar a textura da pele, prevenir doenças cardiovasculares e melhorar o desempenho durante a prática de atividades físicas”, acrescentou.

Durante o evento, ainda houve um momento lúdico com apresentações de dança do ventre com a participação das profissionais que integraram a roda de conversa.

Semana especial

Para a referência técnica em Enfermagem do Cemar, Fernanda Brito, a Semana da Enfermagem foi bastante produtiva. “Trabalhamos para que a categoria seja valorizada, reconhecida e atingimos a expectativa com uma semana inteira de atividades voltadas para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Agradeço a todos os profissionais envolvidos nas ações, porque com união faremos um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor para todos”, destacou.

Gratidão compartilhada pela enfermeira Danielle da Silva. “Gostaria de agradecer e parabenizar os responsáveis pela Semana de Enfermagem deste ano. Creio que foi uma das melhores que já tive e olhe que já trabalho no Cemar há cerca de seis anos. Parabéns aos colegas enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que fazem dessa profissão tão árdua uma superação diária”, enfatizou.