Parceria entre Fundat, Sejesp e Viação Atalaia resulta em geração de emprego para jovens

Formação para o Trabalho
23/05/2018 18h55

Toda trajetória profissional começa com a conquista do primeiro emprego. Os aracajuanos Jamisson Silva, 21, e Leonardo Santos, 18, são prova disso. Graças à parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Viação Atalaia, eles foram selecionados para ingressar no programa Jovem Aprendiz da empresa de transportes, passando a integrar o quadro de funcionários da instituição.

A contratação foi marcada pela assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos jovens, realizada nesta quarta-feira, 23, às 9h, no auditório da Viação Atalaia. O ato contou com a presença do presidente da Fundat, Luiz Roberto Dantas, juntamente com o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo, Márcio Rodrigo, o secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, o diretor de Políticas de Juventude, Francisco Mousinho, além do gerente administrativo da Viação, Hélio Delamare, e da coordenadora de RH, Mohara Pinheiro.

Esta ação é resultado do serviço de seleção para emprego de jovem aprendiz, oferecido pela Fundat, em parceria com a Viação Atalaia, no evento promovido pela Sejesp, no dia 13 de março, em alusão ao Dia Municipal da Juventude. O evento aconteceu no bairro 17 de março e proporcionou aos jovens da comunidade, com idade entre 18 e 24 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, através da participação em um processo seletivo.

De acordo com o presidente da Fundat, Luiz Roberto, a Prefeitura de Aracaju pretende continuar gerando mais iniciativas como esta para a juventude aracajuana. "Este programa da Viação Atalaia possibilitou o acesso destes cidadãos da comunidade do bairro 17 de Março ao mercado de trabalho. Nas atividades que irão desenvolver, eles irão adquirir conhecimento que servirá como suporte para o início de uma jornada profissional. Com certeza, é um momento que marcará a vida de cada um deles", acredita Luiz.

Para o secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo Filho, a contratação dos jovens representa a concretização efetiva da política de inserção da juventude ao campo profissional. "O que mais eles (os jovens) querem é emprego e nós ficamos gratos por possibilitar uma chance a estes meninos que saíram de uma seleção lá no 17 de Março e hoje tiveram as suas carteiras de trabalho assinadas. Queremos continuar com essa parceria para fortalecer ainda mais a política de inserção ao mercado de trabalho dos jovens aracajuanos", destaca.

O gerente administrativo da Viação Atalaia, Hélio Delamare, agradeceu à parceria, ressaltando a dedicação no trabalho de geração de emprego que a prefeitura desenvolve. "É uma satisfação muito grande de nossa empresa proporcionar a contratação destes novos aprendizes, por meio desta parceira com a Fundat e a Sejesp que têm sido muito importantes para nós no quesito empregabilidade", conclui.

A coordenadora de RH da empresa, Mohara Pinheiro, afirma que o programa Jovem Aprendiz é fundamental, pois viabiliza aos jovens o primeiro contato com o mercado de trabalho. "Eles ainda não têm nenhuma experiência na carteira, por isso, o que vamos fazer é iniciá-los a uma experiência profissional, ingressando-os na área administrativa da nossa empresa e observando a evolução de cada um, com o intuito de contratá-los no futuro", revela.

Novos contratados

Ao saber do evento no bairro 17 de Março, o estudante do Ensino Médio, Jamisson Silva, não pensou duas vezes em comparecer. "Fiquei sabendo pelo meu pai, chamei meus irmãos, fui lá e me inscrevi na seleção. Quando eu recebi a ligação e me deram a notícia que passei, fiquei muito feliz porque o que nós jovens queremos é emprego, alguns querem fazer coisas erradas, mas isso não é o melhor, o melhor é se inscrever nesses programas, ter paciência e esperar ser chamado", afirma Jamisson que é o morador do 17 de Março.

Ele conta que o objetivo principal é crescer profissionalmente e dar o melhor para contribuir com o desenvolvimento da empresa. "Quero me desenvolver junto com ela, disponibilizando os meus conhecimentos e minhas habilidades", revela.

Para Leonardo Santos, o sentimento não é outro senão o de felicidade. "Já participei de outra entrevista e não fui chamado, desta vez, eu consegui passar e ser aprovado," comemora. Agora, ele está disposto a encarar com empolgação os novos desafios profissionais. "Quero estar sempre progredindo, aprendendo e me dedicando cada vez mais, no futuro quero ser professor." revela.