Prefeitura se reúne com o MTST e avança em negociações sobre habitação

Agência Aracaju de Notícias
23/05/2018 21h16

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, e os secretários municipais Rosane Cunha (Assistência Social) e Renato Telles (Governo) receberam na tarde desta quarta-feira, 23, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A reunião segue o acordo firmado no dia 14 deste mês, com o prefeito Edvaldo Nogueira, quando ficou agendando um encontro para discussão de alternativas para as famílias que ocuparam no início de maio um terreno que pertence à Emurb, localizado no bairro Coroa do Meio. O Movimento apresentou sugestões de terrenos que possam ser inseridas no Planejamento Habitacional do município, visando o atendimento das famílias da ocupação. Os representantes do MTST ficaram satisfeitos com o avanço das negociações.

Segundo o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a Prefeitura de Aracaju irá analisar as sugestões apresentadas pelo MTST. “Foi uma reunião propositiva. Nós vamos analisar as colocações que eles trouxeram em relação aos terrenos. Vamos avaliar do ponto de vista legal e urbanístico. Nós precisamos saber se os locais apontados estão em condições de serem inseridos no Programa Habitacional”, explicou.

O coordenador estadual do movimento, Vinicius Oliveira, considerou a reunião positiva e destacou o diálogo com a gestão. “A Prefeitura teve a sensibilidade de escutar a demanda do movimento e se comprometeu a analisar o que foi colocado por nós e também apresentar terrenos da União que possam servir para moradia. Foi uma reunião positiva e vitoriosa que aponta que é possível construir políticas públicas para o povo, dialogando com os movimentos sociais”, afirmou.

A advogada do movimento, Izadora Gama Brito, também enalteceu o interesse da Prefeitura em resolver o déficit de moradia na cidade. “A reunião foi proveitosa e a gente vê que a Prefeitura quer solucionar o déficit que existe em Aracaju. Nós temos alguns vieses de solução jurídica”, destacou.

Na oportunidade, foi marcada para o dia 7 de junho uma nova reunião entre representantes da Prefeitura e do MTST. De acordo com a secretária em exercício da Assistência Social, Rosane Cunha, as famílias poderão continuar no galpão.  “Atendendo a uma solicitação do Movimento, as famílias vão permanecer no local. Vamos continuar dando assistência e apoio já preestabelecidos em outro momento. Na próxima reunião, a gente discute os novos encaminhamentos”, ressaltou.

Além dos secretários, participaram da reunião as equipes técnicas da Emurb, Assistência Social e Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). Na ocasião, Sérgio Ferrari, demonstrou interesse em conhecer a experiência do MTST na construção de casas, através de mutirão de permacultura. “Nós vamos visitar o mutirão que eles fazem em Brasília para verificar se essa experiência pode ser utilizada em Aracaju. Será um intercâmbio. Se for uma alternativa mais barata, no momento em que existem poucos recursos no Governo Federal, é algo para ser analisado com interesse”, colocou o presidente da Emurb e secretário municipal de Infraestrutura.

Famílias

As famílias estão em um galpão localizado na rua Acre, no bairro Costa e Silva, desde que deixarem pacificamente a ocupação do terreno do bairro Coroa do Meio.  O espaço tem uma área de 2.000 m².  A Prefeitura realizou melhorias no local, como acordado na reunião que ocorreu no dia 14 deste mês, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e do dirigente nacional do movimento, Guilherme Boulos.