Saúde celebra resultados positivos da parceria com a ONG americana Susan Komen

Saúde
23/05/2018 22h01

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, a secretária Waneska Barboza e diversos gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram, nesta quarta-feira, 23, do encerramento do projeto Ação Integrada para melhorar a qualidade dos Serviços de Cuidado Oncológico em Aracaju” – fruto da parceria entre o município e a organização americana Susan G. Komen. O evento aconteceu no Hotel Radisson, localizado na Orla da Atalaia, e contou com a presença da diretora global de Projetos, Anna Cabanes, de representantes de diversas as organizações parceiras do Brasil.

Considerada a principal organização de combate ao câncer de mama do mundo, a Susan G. Komen trabalha para melhorar a assistência à saúde através da conscientização sobre a doença, e da triagem para um diagnóstico precoce, principalmente em comunidades de poucos recursos. Além disso, ela trabalha com financiamento de programas de rastreamento, educação, tratamento e apoio psicossocial, atendendo milhões de pessoas em mais de trinta países de todo o mundo.

Segundo Anna Cabanes, foi firmado parcerias com várias cidades do Brasil, entre elas Aracaju. “Desenhamos um programa para combater a elevada mortalidade de mulheres com câncer de mama, e elaboramos uma série de treinamentos para aumentar a capacidade dos profissionais que atendem essas pacientes. O mais importante do projeto é que ele é colaborativo, e é através dessa união que esperamos vencer a luta contra esta doença”, afirmou.

Em Aracaju

A parceria entre a SMS e a ONG foi firmada ainda em 2016, com prazo de duração de dois anos. “Quando assumimos a SMS, nos deparamos com o projeto em andamento e buscamos garantir que ele continuasse atendendo seu principal objetivo, que é fortalecer as ações de combate ao câncer de mama em Aracaju. Desde então, diversas atividades foram oferecidas para o alcance das metas do projeto, o que permitiu a capacitação da população em geral e dos nossos profissionais de Saúde, para que todos se tornassem mais conscientes à respeito dos diversos aspectos que envolvem a doença”, declarou a secretária Waneska Barboza.

Ainda de acordo com a secretária, para que os serviços contemplados pela parceria com a ONG fossem garantidos, foi implementado pela gestão um serviço no Centro de Especialidade (Cemar) Siqueira Campos. “Estamos garantindo que as pacientes que forem identificadas na nossa Rede de Atenção Básica sejam encaminhadas e atendidas na Rede Especializada. Com o diagnóstico positivo, passamos a encaminhá-las também à Rede Terciária para o tratamento adequado, com procedimentos cirúrgicos e, inclusive, com reconstrução de prótese, se necessário”, ressaltou.

Para o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, foi generoso o apoio da ONG Susan Komen. “Esta parceria nos ofereceu a oportunidade de ter um impacto na promoção da saúde às mulheres em Aracaju. Os investimentos executados, por meio dos parceiros confiáveis, resultaram em um trabalho que, em médio prazo, aumentou significativamente o seu alcance e a capacidade de ajudar as mulheres na capital. Um dos desafios que temos é tentar capacitar uma quantidade maior destes profissionais e multiplicar esta ação, ao mesmo tempo que empoderando as mulheres, principalmente no autoexame das mamas em suas residências, e depois encaminhando-as para diagnóstico final em consultas”, disse.

Capacitações

A técnica do Programa Saúde da Mulher da SMS, Cristiane Ludmila, afirmou que o projeto promoveu capacitações específicas aos profissionais do SUS de Aracaju, permitindo uma maior qualidade nas informações sobre a doença.

“Foram realizadas várias atividades como workshops direcionados a ginecologistas e médicos da Rede; o Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Pérola Byington fez treinamento prático com mastologistas para realização dos procedimentos diagnósticos, ofertando curso presencial na unidade do hospital em São Paulo; a Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos também ofertou treinamento para prestadores de serviço do SUS, com cursos de formação orientados ao melhoramento da qualidade de imagens da mama em instituições públicas e das habilidades de cirurgiões, radiologistas e técnicos de radiologia; assistentes sociais dos hospitais públicos também foram capacitadas pelo Instituto Oncoguia sobre cuidado e orientação de pessoas com câncer e suas famílias”, detalhou Ludmila.