1ª edição do CineSUSGestão deste ano traz documentário sobre transtornos mentais

Saúde
24/05/2018 21h39

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), realizou nesta quinta-feira, 24, a primeira edição deste ano do projeto ‘CineSUSgestão’. O evento aconteceu no Centro Cultural de Aracaju e tem como objetivo utilizar o cinema como dispositivo para que os gestores e usuários possam discutir os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gerente do eixo de educação do Ceps, Jane Curbani, falou sobre a proposta geral do projeto. "A educação permanente vem desenvolvendo o processo de trabalho, o cuidado e a integralidade em saúde. Hoje, retomamos este projeto do ‘CineSUSgestão’, pois a arte possui um grande potencial e o cinema é uma expressão muito popular, para trabalharmos os eixos da inovação, criatividade e saúde. O conhecimento aqui parte muito desses encontros com o trabalhador, onde entendemos que o cinema é uma das estratégias possíveis de conseguir qualificação dos profissionais", explicou.

A obra cinematográfica escolhida desta vez foi o documentário ‘Estamira’, do ano de 2005, dirigido por Marcos Prado e produzido por Jorge Padilha. Premiado internacionalmente, o documentário conta a história de uma idosa com transtornos mentais que trabalhava num aterro sanitário do Rio de Janeiro e se destacava pelos seus discursos filosóficos.

Referência Técnica de Saúde Mental na Rede de Atenção Primária da SMS, Wagner Mendonça, classificou o ‘CineSUSgestão’ como um meio de debate mais leve para discussão de assuntos estratégicos. "Neste mês, temos diversas datas importantes, entre elas, o dia de Luta Antimanicomial, por isto, hoje trouxemos o documentário (Estamira), que fala sobre a reforma psiquiátrica brasileira, onde logo após sua exibição, discutiremos com as gerentes das Unidades de Saúde da Família e com outros profissionais, este tema,  fortalecendo o compromisso de qualificar cada vez mais, gestores e trabalhadores", falou.

Após a exibição do filme, foi debatido junto ao público quais as sensações e experiências pelas quais já tivessem passado, proporcionando uma dinâmica que envolveu a todos, buscando proporcionar uma promoção à saúde de forma simples e direta.

Para a gerente da Unidade de Saúde da Família Joaldo Barboza, Cristiane de Jesus, o ‘CineSUSgestão’ é uma grande estratégia de promoção à saúde. "O cinema traz uma proposta diferente e extremamente benéfica para o trabalhador. Acredito que discutir saúde por meio do audiovisual é uma proposta válida, pois alguns filmes possuem um grande poder de persuasão junto ao público", opinou.