Secretária da Saúde recebe visita oficial do superintendente do Huse

Saúde
25/05/2018 19h02

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, recebeu na tarde desta sexta-feira, 25, a visita oficial do novo superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Darcy Tavares. O objetivo do encontro foi dialogar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, bem como sobre novas possibilidades de ações conjuntas entre o estado e o município.


Waneska avaliou o encontro de forma positiva, e afirmou que a atuação conjunta é essencial para o SUS de Aracaju. “Esse convite foi feito justamente para que possamos abrir um canal de negociação com o Huse. Estamos preocupados com nossa rede de urgência, vendo que há uma necessidade de remapearmos as demandas da nossa regional, visto que não temos um hospital específico para atender região metropolitana de Aracaju. Precisamos avaliar o que temos hoje à disposição em cada unidade, tanto na questão material, quanto na de serviços, condições de atendimentos e capacidades instaladas. A partir daí, poderemos construir novos fluxos que desafoguem a superlotação existente hoje, tanto no Huse, quanto nos hospitais municipais, Nestor Piva e Fernando Franco”, detalhou.


O superintendente agradeceu o convite da secretária e afirmou que o diálogo entre representantes da saúde do estado e do município é importante para que realmente haja melhorias qualitativa dos serviços. “Fiquei muito feliz por ver que as preocupações da secretaria Waneska são iguais às nossas. Devemos no unir para que possamos melhorar, neste primeiro momento, os serviços de urgência e emergência, e vamos buscar fortalecer essa parceria para que possamos melhorar cada vez mais a prestação dos serviços àqueles que mais necessitam”, afirmou.

O novo superintendente do Huse


Darcy Tavares nasceu em Batalha (AL) em 29 de julho de 1954, e é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas. Ele especializou-se em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e em Ortopedia e Traumatologia pela Fundação Agroindústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas. É membro da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia.


No Ministério da Saúde, foi chefe do Serviço de Vigilância de Portos e Aeroportos, coordenador Nacional de Imunização e Autossuficiência em Imunológico; chefe do Serviço de Epidemiologia da Fundação Nacional de Saúde.


Em Sergipe, foi chefe do Hospital Regional de Propriá; coordenador da Vigilância Sanitária Estadual; diretor metropolitano de Saúde; gerente de Regulação Hospitalar e diretor geral de Saúde da SES; e diretor-presidente da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia.
Antes de ocupar a superintendência do Huse, Darcy exercia o cargo de superintendente do Hospital Regional Pedro Garcia Moreno, em Itabaiana.