Servidores da Sema são capacitados para ações do Inventário de Arborização Urbana

Meio Ambiente
28/05/2018 15h45

Com o objetivo de melhorar o planejamento e a requalificação da arborização na cidade, na manhã desta segunda-feira, 28, servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) receberam treinamento na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) para executar o inventário florestal da capital, um subprojeto do programa Aracaju Sustentável, que faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju. 
 
De acordo com a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid, o Inventário de Arborização Urbana  é um mapeamento das árvores da cidade, onde é realizado o cálculo de índice de áreas verdes do município, com o levantamento do quantitativo de árvores existentes em Aracaju e o seu déficit de arborização. “Esse é o primeiro passo, conhecer o que a gente tem para poder planejar melhor”, destaca.
 
O Inventário de Arborização Urbana será iniciado em junho, começando o levantamento no Parque da Sementeira, e logo após, seguir por toda a cidade de Aracaju. “Estamos iniciando os trabalhos hoje, oferecendo esse treinamento da equipe na Esgap, para discutir a metodologia de trabalho do projeto de arborização. É um treinamento sistemático sobre os equipamentos a serem utilizados no inventário aliado à definição de informações e elaboração do cronograma de execução das atividades”, afirma a analista ambiental da Sema. 
 
Além de Carla Zoaid, o treinamento também foi ministrado pelo coordenador de Tecnologia da Informação da Sema, Thalles Costa, que apresentou a nova plataforma digital que contribuirá com o trabalho do inventário. “Produzimos uma ferramenta online que pudesse contribuir com essas ações. No modelo antigo, era feito de forma manual, através de planilhas. Agora, com essa plataforma, conseguiremos fazer essa análise quantitativa de forma real e mais precisa. Cada integrante da arborização vai receber um tablet e terá acesso à plataforma para fazer o cadastramento da ação, por meio do preenchimento de um formulário breve, em que conterá a identificação e localização da espécie, assim como a análise da situação”, explica. 
 
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, a capacitação é de fundamental importância para os servidores desenvolverem da melhor forma o levantamento da arborização, cumprindo com o planejamento estratégico da cidade e investindo em uma Aracaju mais verde e sustentável. “O inventário vai dar subsídios para um diagnóstico da arborização do município e, a partir desse diagnóstico, será possível identificar seus pontos fortes e fracos, para que possamos realizar ações focadas na requalificação da arborização da nossa capital, diz.