Sejesp e Federação Sergipana de Handebol vão promover Beach Handball

Juventude e Esporte
07/06/2018 12h40

Neste domingo, 10, Aracaju recebe pela primeira vez o campeonato Taça Cidade de Aracaju de Beach Handball (Handebol de Praia). A disputa será a partir das 9h no campo de areia no final de linha dos ônibus do conjunto Augusto Franco.

Para somar forças à competição e promover o esporte, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) disponibilizou equipamentos para auxiliar na partida.
"Esse campeonato de handbeach é um meio de fomentar a modalidade na capital. Poucos esportes são praticados nas areias de Aracaju, então, essa é uma maneira que nós da Sejesp encontramos de incentivar o handebol de areia em parceria com a Confederação Brasileira e a Federação Sergipana de Handebol", explicou o diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL) da Sejesp, Jersonilton Júnior.

Segundo o presidente da Federação Sergipana de Handebol, Washington Luiz Gusmão, a modalidade ainda luta para conquistar seu espaço no cenário esportivo. E com o apoio da secretaria, Gusmão acredita que é a oportunidade de despertar a atenção dos aracajuanos e fortalecer a prática do handebol de areia na capital.

"Apesar de o Brasil ser tricampeão mundial, no Nordeste somente duas ou três cidades desenvolvem essa modalidade. E Sergipe não podia ser diferente, promove mais uma vez jogos de handebol de areia. Nós estamos engatinhando nesse esporte há mais de seis anos, e nossa meta é desenvolver ainda mais. Com essa parceria fundamental da Sejesp, com certeza nós iremos alcançar nossos objetivos que é divulgar bastante essa modalidade para que venhamos ter sucesso à frente", disse.

E a expectativa é grande para o domingo. Ao total serão realizados 15 jogos, cinco equipes masculinas e três femininas participarão dessa, que promete ser uma disputa belíssima. Após a competição, serão entregues os troféus para os primeiros colocados, além de medalhas para as demais categorias.

"As premiações serão entregues para os primeiros colocados, artilheiro da Taça, o melhor goleiro e o melhor atleta. Vamos torcer muito e espero que a competição seja um grande sucesso no dia 10", pontuou o presidente.

Beach Handball

O handebol de areia foi idealizado por Gianni Buttarelli e Franco Schiano que, à época, eram presidentes da equipe italiana de handebol de quadra (Indoor). A ideia surgiu inicialmente como uma alternativa de treino para as equipes de handebol tradicional pela falta de quadras para a atividade.
A modalidade é similar ao handebol, mas é jogado em um campo de areia, onde duas equipes trocam passes de bola, tentando marcar gols na equipe adversária. O esporte é regulamentado pela Federação Internacional de Handebol (IHF).