Mais uma obra estruturante segue adiantada na zona Norte

Obras e Urbanização
15/06/2018 14h46

Distribuídas por todas as regiões da cidade, as obras estruturantes iniciadas e retomadas pela atual gestão ganham forma, definem contornos urbanísticos e consolidam as políticas públicas articuladas de infraestrutura, saneamento básico e mobilidade. Com estes pilares e instituindo as diretrizes adotadas pelo Planejamento Estratégico, a Prefeitura de Aracaju avança nos projetos administrativos de reconstruir a cidade e retomar a qualidade de vida dos aracajuanos.

Entre os investimentos na zona Norte estão a infraestrutura e urbanização do bairro Coqueiral, do loteamento Moema Mary, bairro Cidade Nova e do Japãozinho. Juntas, estas obras totalizam cerca de R$ 10 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

No caso da obra no Japãozinho a evolução no cronograma faz o local passar por transformações urbanística e a cada semana são implantadas as células de concreto que serão a base da canalização que consolidará a rede de drenagem do local. Na avenida A, a antiga cratera por onde antes passavam águas servidas das residências, está sendo substituída pela nova estrutura que ganha forma a melhora paisagem.

Depois de executada esta fase será iniciada a pavimentação que contará ainda com sinalização horizontal e vertical, melhorando a mobilidade e a acessibilidade dos moradores da área. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, esta é mais uma pareceria entre o município e o Governo Federal.

Para acompanhar o trabalho e fazer levantamentos técnicos da execução da obra, fiscais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) vistoriam os serviços realizados pela empresa contratada. "Mantemos uma fiscalização permanente nestas obras para evitar qualquer tipo de contratempo na execução que atrase o calendário previsto. Por exemplo, nesta fase os serviços precisam ser feitos com mais cautela e perícia, pois trata-se de drenagem em terreno oblíquo que em seguida será feita a cobertura do canal. A partir daí, o ritmo deve ganhar celeridade e a obra se encaminhará com mais velocidade para a sua conclusão", explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.