Unidades de Saúde já têm cerca de 50% das obras concluídas

Saúde
15/06/2018 17h10

Preocupada em disponibilizar estabelecimentos de saúde com uma boa estrutura para os usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem promovido diversas reformas, ampliações e revitalizações em unidades. Atualmente, as obras planejadas para esse ano já estão com cerca de 50% dos serviços concluídos.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica que existem dois cronogramas paralelos. O primeiro envolve as unidades que receberam os recursos de emendas parlamentares para reformar e/ou ampliar. “Estas estão com as obras avançadas e acreditamos que até o final de agosto já consigamos entregar aos usuários”, informou.

O outro cronograma é para a revitalização das demais unidades. Nesse caso, o recurso vem da média e alta complexidade do município, e é feito através de um contrato de manutenção das unidades. “Estamos atualmente na Unidade de Saúde da Família [USF] João Bezerra, que necessitou de uma atenção maior, em virtude de um desgaste que encontramos durante a visitas de nossas equipes técnicas. Para as revitalizações, estamos dando prioridade às USF’s que receberão o prontuário eletrônico primeiro”, explicou Waneska.

Organização

Para garantir a continuidade do atendimento à população, a SMS firmou um acordo com representantes das comunidades e dos servidores para dar andamento às obras por etapas. Dessa forma, mesmo com partes das estruturas isoladas, a oferta dos serviços pode continuar, sempre adequando a atuação das equipes de engenharia ao cotidiano dos atendimentos locais.

Waneska confirmou que até o final da gestão vai seguir um cronograma de revitalização de todas as unidades de saúde. “Na verdade, é uma manutenção para que possamos consertar alguns reparos, em virtude do desgaste do tempo. Com essas manutenções, objetivamos ofertar uma estrutura mais digna aos usuários e aos trabalhadores, pois esta é a nossa maior preocupação”, reforçou.

Unidades em obras

As unidades que estão sendo ampliadas através de emendas parlamentares são: Hugo Gurgel (35% das obras concluídas), Ministro Costa Cavalcante (65%), e Anália Pina (65%). Já as que passam por reformas são: Fernando Sampaio (56%), Dona Jovem (53%), Cândida Alves (36%), Carlos Hardmam (33%), e Celso Daniel (33%).

Além disso, a USF Anália Pina ainda terá o espaço predial ampliado, e a USF do bairro 17 de Março está prevista para ser inaugurada este ano. Após a conclusão, essas obras entrarão para a lista das unidades contempladas na atual gestão, ao lado das USF’s Carlos Fernandes, Eunice Barbosa, Onésimo Pinto e Adel Nunes, que foram totalmente revitalizadas em 2017.

“Após a USF João Bezerra, vamos seguir com o planejamento, revitalizando, ainda em 2018, as unidades João Cardoso, Humberto Mourão, Manoel de Souza Pereira, Antônio Alves, Dona Sinhazinha e Porto Dantas. Também estamos atuando no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos, onde já concluímos o quarto bloco, e temos a pretensão de finalizar em setembro”, revelou a coordenadora de Infraestrutura da SMS, Carla Fonseca.

Prontuário eletrônico

Com a conclusão das obras nas primeiras 18 unidades, a gestão iniciará a implantação do prontuário eletrônico - um sistema online que vai detalhar todos os fluxos no SUS de Aracaju. “Com essa nova ferramenta, poderemos ter uma visão mais detalhada dos problemas que enfrentamos hoje, pois todos os medicamentos dispensados, as aplicações de recursos, as marcações de exames e consultas, e até o tempo dos atendimentos serão registrados online, o que vai nos possibilitar tomar medidas mais direcionadas e incisivas, com base nos dados gerados automaticamente pelo sistema”, garantiu a secretária Waneska Barboza.

Os bairros que terão as primeiras unidades registradas no prontuário são: Coroa do Meio (USF Hugo Gurgel); Inácio Barbosa (Ministro Costa Cavalcante); Santos Dumont (Anália Pina e José Machado de Souza); Ponto Novo (Fernando Sampaio e Marx de Carvalho); Industrial (Dona Jovem e Cândida Alves); Santa Maria (Celso Daniel); Soledade (Carlos Hardman); Zona de Expansão (João Bezerra); Bugio (José Calumby); Siqueira Campos (João Cardoso e Edézio Vieira de Melo); São Conrado (Humberto Mourão); Jabotiana (Manoel de Souza Pereira); América (Joaldo Barbosa) e Suíssa (Amélia Leite).